Antenados Blog Cidadania Contratado serviço técnico para elaboração do Inventário de Poluentes e Formatação da Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar
Cidadania

Contratado serviço técnico para elaboração do Inventário de Poluentes e Formatação da Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar

Contrato firmado visa aprimorar o gerenciamento da qualidade do ar no Distrito Federal

 

O Instituto Brasília Ambiental firmou, no último dia 6, o Contrato de Prestação de Serviços nº 02/2025 com a empresa JCTM Comércio e Tecnologia Ltda., especializada em serviços técnicos ambientais. A contratação tem como finalidade a elaboração do Primeiro Inventário de Emissão de Poluentes Atmosféricos e a formatação da Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar no Distrito Federal, atendendo às necessidades da Diretoria de Emergências, Riscos e Monitoramento Ambiental (Direm/Sulam). Com investimento de R$ 435 mil, o contrato tem vigência de 18 meses e representa uma ação estratégica para o aprimoramento da gestão ambiental urbana no DF.

Ferramenta técnica e estratégica

O inventário que será produzido é um documento técnico essencial que permitirá a identificação, no território do DF, das áreas com maior potencial de emissão de poluentes atmosféricos. A partir desses dados, o Brasília Ambiental e o Governo do Distrito Federal (GDF) poderão implementar ações mais precisas de monitoramento da qualidade do ar e de regularização ambiental de empreendimentos emissores, com foco na eficiência e na assertividade.

As frentes de atuação – controle da emissão de poluentes e monitoramento constante da qualidade do ar – contribuirão diretamente para melhorar a qualidade de vida da população, especialmente daquelas comunidades que vivem no entorno das áreas com maior incidência de poluentes.

Monitoramento como política de saúde e meio ambiente

A medida visa aprimorar o gerenciamento da qualidade do ar no DF, cuja população ultrapassa os 3 milhões de habitantes e está inserida em uma região de urbanização crescente no bioma Cerrado. O monitoramento atmosférico, além de instrumento de fiscalização, é também uma ferramenta de prevenção à saúde pública.

“Essa contratação representa um passo essencial para dar suporte às políticas ambientais no DF que regulem as atividades emissoras. Com o inventário e a rede de monitoramento, vamos aprimorar o controle da poluição do ar e oferecer dados mais precisos à sociedade e outras instituições”, destacou o presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer.

A proposta parte do reconhecimento de que o monitoramento da qualidade do ar é um dos pilares da gestão ambiental urbana. Historicamente, esse processo tem como objetivo avaliar as condições locais e subsidiar políticas públicas que regulem as atividades emissoras.

“Monitorar e comunicar a qualidade do ar não é apenas uma medida ambiental, mas uma ação direta de proteção à saúde pública”, afirmou a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão.

Objetivos do projeto

Entre os objetivos gerais e específicos do contrato estão:

  • Produção do Inventário de Emissão de Poluentes Atmosféricos do Distrito Federal;
  • Elaboração do Inventário de Fontes Poluidoras;
  • Modelagem da dispersão de poluentes atmosféricos, com base em dados técnicos e científicos;
  • Levantamento e estruturação da rede de monitoramento, com a proposta de ampliar a cobertura e eficiência do sistema de vigilância da qualidade do ar.

 

Por Agência Brasília, com informações do Instituto Brasília Ambiental | Edição: Ígor Silveira

Sair da versão mobile