Controladoria participou do Governance Day, que reuniu especialistas em ESG, governança e tecnologia
Na última terça-feira (20), o Governance Day, realizado pelo International Institute for Governance (iGOVi), em Brasília, reuniu especialistas para discutir os desafios e avanços da governança nas organizações. O evento, que tem como missão impulsionar a geração de valor e a excelência na gestão, contou com palestras sobre estruturas de governança, ESG – sigla em inglês para Environmental, Social, and Governance – , sustentabilidade e inovação. O encontro ocorreu no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF).
Diversos nomes conhecidos da área participaram da programação. O encerramento ficou por conta de Cecília Fonseca, subcontroladora de Governança e Compliance da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), que destacou o papel da governança colaborativa, associada à inovação aberta, na cocriação de políticas públicas. Em sua palestra, ela explicou como a colaboração entre setores pode melhorar o desenho de serviços públicos, alinhando-os às melhores práticas de governança organizacional. “O setor público tem tido um debate muito intenso no contexto da governança com foco no relacionamento do Estado com o setor privado, principalmente na perspectiva da integridade empresarial”, afirmou Cecília.
A chefe da Assessoria de Gestão Estratégica e Projetos da Sedes, Claudia Barreto, apresentou palestra sobre os impactos da governança na gestão estratégica, compartilhando a experiência de implementação de boas práticas na secretaria. A CGDF presta consultoria em governança à pasta com o objetivo de apoiar esse processo.
Sobre o evento
A programação foi dividida em dois períodos. Pela manhã, ocorreram palestras sobre estruturas de governança nas políticas públicas, com destaque para David Cannon e Rodrigo Freitas, que abordaram, respectivamente, os desafios de dados fragmentados em sistemas isolados e o uso de tecnologias obsoletas. Também foram apresentados insights para iniciar a jornada rumo à excelência operacional.
Presidente do iGOVi, Nicir Chaves falou sobre designing business (“projetando negócios”, em tradução livre) e como transformar propósitos em empreendimentos desejáveis, viáveis e executáveis, substituindo planos estáticos por protótipos ágeis e apostando em interação contínua com uso de design estratégico e inovação. Em seguida, Mariana Borges, da Move’n Up, discutiu o futuro dos negócios e da gestão pública, destacando como práticas responsáveis impulsionam resultados diante das demandas por sustentabilidade.
À tarde, Anderson Cristiano, da Interact Solutions, tratou de transparência, compliance, gestão de riscos, ESG, ética e tomada de decisão baseada em dados. Grice Araújo, do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal, abordou a evolução da governança e seus princípios, enfatizando como eles fortalecem a gestão, impactam a cultura organizacional e melhoram os resultados institucionais.
A gravação completa do evento está disponível no canal da Sedes no YouTube.
Por Agência Brasília, com informações da Controladoria-Geral | Edição: Carolina Caraballo