Antenados Blog Cultura Projeto Banco de Talentos leva peças de artesãs para shopping do DF
Cultura

Projeto Banco de Talentos leva peças de artesãs para shopping do DF

Com foco no empreendedorismo, iniciativa gera renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo programa Direito Delas

 

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) vai levar o projeto Banco de Talentos ao Boulevard Shopping. Entre os dias 16 e 22 de setembro, das 10h às 22h, os visitantes poderão conhecer os trabalhos de mulheres artesãs de várias cidades do DF na exposição Banco de Talentos. A iniciativa é coordenada pela Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência (Subav), que disponibiliza espaços gratuitos para a comercialização de serviços e produtos confeccionados por mulheres que participam dos núcleos do Direito Delas.

O projeto Banco de Talentos também apoia o empreendedorismo e o fortalecimento econômico ofertando mentoria, oficinas e cursos que visam à qualificação profissional por meio de parcerias entre a Sejus e órgãos, entidades ou iniciativas públicas e privadas. Para incrementar as peças artesanais, são oferecidas oficinas básicas de bordado livre, crochê no lacre, tricô e costura criativa.

Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, o empoderamento feminino e a autonomia financeira são pilares fundamentais para quebrar o ciclo de violência. “O empreendedorismo pode resgatar mulheres da violência doméstica e elas podem conquistar a independência financeira e dar um basta nas relações abusivas, além de melhorar a autoestima e a confiança, permitindo com que elas busquem apoio para sair de situações de agressão”, afirma.

O programa Direito Delas atende mulheres em situação de violência e seus familiares, crianças e adolescentes de 7 a 14 anos vítimas de estupro e vítimas de crimes contra a pessoa idosa

As artesãs e mentoras do Banco de Talentos têm participado, em uma tenda específica, das edições do GDF Mais Perto do Cidadão, que ocorre periodicamente, nas regiões administrativas. Além disso, as empreendedoras participantes já expuseram peças em shoppings centers e em grandes eventos, como a Expotchê, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.

Direito Delas

O programa Direito Delas foi criado pela Sejus-DF para atender mulheres em situação de violência e seus familiares, crianças e adolescentes de 7 a 14 anos vítimas de estupro e vítimas de crimes contra a pessoa idosa. A iniciativa oferece atendimentos social, psicológico e jurídico em nove núcleos existentes, sendo um em região: Ceilândia, Estrutural, Guará, Itapoã, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas e Samambaia.

Exposição do Banco de Talentos

  • Data: 16 a 22 de setembro;
  • Horas: das 10h às 22h;
  • Local: Boulevard Shopping (Setor Terminal Norte, conjunto J, Asa Norte).

 

Por Agência Brasília, com informações da Sejus-DF | Edição: Vinicius Nader
Sair da versão mobile