Antenados Blog Educação Teatro infantil leva educação de trânsito para escolas do DF
Educação Mobilidade Segurança Teatro

Teatro infantil leva educação de trânsito para escolas do DF

Neste ano, a ação do Detran-DF já alcançou 150 escolas públicas e particulares, totalizando 300 apresentações em todo o Distrito Federal

 

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou, nesta quarta-feira (23), uma ação educativa voltada para 130 crianças de 3 a 6 anos do Jardim de Infância SQS 208. A iniciativa, conduzida por meio da peça teatral Trânsito Seguro, buscou ensinar de forma lúdica e interativa noções básicas de segurança viária, como o uso correto do cinto de segurança, a maneira adequada de andar de bicicleta e o comportamento seguro nas vias públicas. Em 2025, a ação já alcançou 150 escolas públicas e particulares, totalizando 300 apresentações em todo o Distrito Federal.

Segundo a chefe do Núcleo de Ação Educativa do Detran, Graziela Piloni, o principal objetivo da peça teatral é formar e conscientizar as crianças sobre as regras de trânsito desde a escola. A ideia é que, ao chegarem à fase de tirar a habilitação, elas já tenham essa consciência incorporada, e não apenas durante o processo de formação de condutores. “Quando ensinamos as regras de trânsito, elas levam esse conhecimento para casa e acabam cobrando os pais. Se o pai esquece o cinto de segurança ou mexe no celular, a criança avisa”, explica. O teatro foi escolhido por ser uma atividade lúdica e interativa, capaz de prender a atenção dos pequenos. “Atendemos desde crianças de 3 anos até estudantes do EJA, em escolas públicas e particulares, além de eventos”, completa.

A ideia é que as crianças levem para a casa os ensinamentos sobre leis de trânsito aprendidos no espetáculo | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O processo de criação das peças começa com a seleção dos temas e regras mais relevantes, que são repassados à equipe de teatro, responsável por transformar o conteúdo em cenas educativas. Graziela explica que são realizadas pelo menos três apresentações por dia, em diferentes regiões do DF. As escolas interessadas fazem a solicitação por meio de um formulário online, e a equipe agenda a visita.

O grupo de teatro do Detran-DF é formado por atores que interpretam crianças e um adulto responsável por conduzir os ensinamentos ao longo do espetáculo. A peça mistura brincadeiras e músicas educativas que ensinam, de forma divertida, as leis de trânsito e o comportamento adequado nas vias. Com essa abordagem lúdica, as crianças se divertem enquanto aprendem.

Alessandra Rocha: “As crianças vão compreendendo, desde cedo, que também são responsáveis e que podem contribuir para um trânsito mais seguro”

A vice-diretora do Jardim de Infância SQS 208, Alessandra Rocha, destacou a importância da parceria com o Detran-DF para a formação das crianças. “A gente sempre recebe com muita alegria e entusiasmo essas ações aqui na escola. Dessa forma, eles orientam e conscientizam as crianças sobre segurança no trânsito”, afirmou. Ela ressaltou que a mensagem é ainda mais relevante porque os alunos utilizam diferentes meios de transporte para chegar à escola, como ônibus escolar, coletivo, carro, bicicleta e até a pé. “As crianças vão compreendendo, desde cedo, que também são responsáveis e que podem contribuir para um trânsito mais seguro.”

Segundo Alessandra, os estudantes do turno matutino também participaram da atividade e a reação foi extremamente positiva. “Eles adoraram. O teatro é muito divertido, dei os parabéns à equipe porque realmente encantou as crianças. Elas ficaram empolgadas e muitas disseram que iam levar o que aprenderam para casa. Uma delas falou: ‘Se meu pai mexer no celular dirigindo, eu vou brigar com ele’”, contou.

Documentos necessários

Para solicitar uma ação educativa do Detran-DF, é possível entregar o pedido pessoalmente na Diretoria de Educação de Trânsito (Direduc) ou enviar por e-mail para direduc@detran.df.gov.br. No pedido, é importante incluir: nome, telefone e e-mail do responsável, data, horário, objetivo da ação, público-alvo, número estimado de participantes e o endereço do local com ponto de referência.

Após o envio, o Núcleo de Campanha Educativa de Trânsito (Nucet) entrará em contato para agendar uma vistoria técnica e definir a melhor atividade. Depois disso, é só aguardar a confirmação. No caso de escolas públicas ou privadas, é necessário informar os turnos e a quantidade de alunos por turno.

 

Por Karol Ribeiro, da Agência Brasília | Edição: Vinícius Nader

Sair da versão mobile