Acordo firmado durante o projeto Visita aos Gestores prevĂȘ intercĂąmbio de informaçÔes, soluçÔes tecnolĂłgicas e açÔes conjuntas entre os ĂłrgĂŁos de controle
Esta matĂ©ria foi produzida durante o perĂodo de defeso eleitoral (de 4 de julho de 2026 a 25 de outubro de 2026) e, em cumprimento Ă Lei nÂș 9.504/1997, estĂĄ sendo publicada depois da vedação expirada.
A Controladoria-Geral do Distrito Federal participou do projeto Visita aos Gestores, realizado pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) no dia 21 de julho. Durante o encontro, no auditório do TCDF, as instituiçÔes assinaram um Termo de Cooperação Técnica voltado ao acesso e intercùmbio de dados, informação e soluçÔes de tecnologia da informação e comunicação (TIC), fortalecendo a integração entre os órgãos de controle do Distrito Federal.
O instrumento assinado durante o encontro terĂĄ vigĂȘncia de cinco anos e prevĂȘ a articulação de esforços, a formação de parcerias estratĂ©gicas e a definição de diretrizes comuns entre os dois ĂłrgĂŁos. A iniciativa busca ampliar a cooperação institucional e aprimorar o compartilhamento de conhecimentos, ferramentas e informaçÔes de interesse mĂștuo.
“Estamos aqui, junto ao corpo tĂ©cnico do tribunal, para uma troca de prĂĄticas e conhecimentos. Hoje, iremos entender melhor a estrutura do tribunal e como podemos juntos melhorar a infraestrutura e toda a parte tĂ©cnica e gestora do DFâ, afirmou o controlador-geral do DF, Daniel Lima.
A cooperação tem como objetivo fortalecer a atuação integrada dos sistemas de controle interno e externo por meio do acesso compartilhado e do intercĂąmbio estruturado de dados, informaçÔes e soluçÔes tecnolĂłgicas. A expectativa Ă© que a parceria contribua para aumentar a eficiĂȘncia na realização de estudos e pesquisas de interesse comum, aperfeiçoando as atividades de monitoramento, anĂĄlise e fiscalização da gestĂŁo pĂșblica.
AlĂ©m disso, a integração das bases informacionais e das ferramentas de tecnologia da informação deverĂĄ contribuir para a redução de redundĂąncias, o aumento da transparĂȘncia e a produção de evidĂȘncias mais qualificadas para subsidiar a tomada de decisĂ”es. A medida tambĂ©m visa a promover maior efetividade, economicidade e governança na utilização dos recursos pĂșblicos.
Entre as metas estabelecidas também estão a disponibilização do acesso ao acervo bibliotecårio do TCDF para servidores habilitados da CGDF em até 60 dias após a assinatura do termo; o intercùmbio de informaçÔes relacionadas ao planejamento de fiscalizaçÔes; a realização de treinamentos com a participação de servidores das duas instituiçÔes; e a promoção, ainda em 2026, de uma ação conjunta destinada ao fortalecimento dos controles interno e externo.
Troca entre instituiçÔes
O projeto Visita aos Gestores busca fortalecer o diĂĄlogo entre o Tribunal e os gestores pĂșblicos, com foco no aprimoramento da gestĂŁo e na melhoria dos serviços oferecidos Ă população.
Na agenda, representantes do TCDF apresentaram contribuiçÔes tĂ©cnicas destinadas a fortalecer a atuação da CGDF. As contribuiçÔes buscaram apoiar a CGDF no desenvolvimento de açÔes e estratĂ©gias que ampliem a qualidade e a eficiĂȘncia dos serviços de auditoria, fiscalizaçÔes, integridade e transparĂȘncia.
O presidente do TCDF, Manoel de Andrade, celebrou a visita da CGDF. âEste encontro Ă© um compromisso do tribunal em interagir, de forma simbiĂłtica, com o controle interno para produzir resultados de uma boa fiscalização e garantir que o dinheiro pĂșblico chegue ao devido localâ, declarou.
Por AgĂȘncia BrasĂlia, com informaçÔes da Controladoria-Geral do Distrito Federal | Edição: Ăgor Silveira
