Cidadania

Programa de qualidade de vida do DF Ă© referĂȘncia para todo o Brasil

DelegaçÔes dos estados do Cearå, Espírito Santo e Paraíba vieram conhecer as iniciativas conduzidas pela Secretaria de Economia

 

Representantes da Secretaria de Economia (Seec-DF) receberam nesta quinta-feira (22) delegaçÔes dos estados do Espírito Santo e da Paraíba, além da Coordenação do Grupo de Trabalho do Consad, representando o Cearå, com o objetivo de apresentar o programa de qualidade de vida no trabalho do Governo do Distrito Federal (GDF).

Na visita Ă s instalaçÔes do anexo do PalĂĄcio do Buriti, as delegaçÔes assistiram a vĂ­deo institucional apresentando todos os programas e projetos em vigor no GDF voltados para os servidores, empregados pĂșblicos e colaboradores. ApĂłs a reuniĂŁo, as comitivas visitaram o Espaço Qualidade de Vida, que conta com 1.320 mÂČ para proporcionar bem-estar aos servidores. A comitiva conheceu tambĂ©m a Academia Buriti, que oferece 12 modalidades esportivas, alĂ©m de proporcionar exames de bioimpedĂąncia de forma gratuita aos alunos.

O Berçårio Institucional Buriti foi outro projeto visitado pelas delegaçÔes, que viram de perto como funciona o atendimento às crianças de 6 meses a 2 anos de idade, filhos das mães servidoras da administração direta do Distrito Federal. Cerca de 60 famílias são beneficiadas com o projeto, que é um sucesso entre as mães e coleciona elogios.

O secretĂĄrio de GestĂŁo de Recursos Humanos do EspĂ­rito Santo, Marcelo Calmon, ficou bastante impressionado com a estrutura oferecida pelo GDF. “Sem dĂșvida, essa Ă© a experiĂȘncia mais bem-sucedida que jĂĄ conheci. É um programa abrangente e de extrema qualidade, que deve servir de modelo para todo o paĂ­s. Esperamos implementar um programa semelhante no EspĂ­rito Santo, pois ele Ă© fundamental e, realmente, valoriza os servidores pĂșblicos”.

SecretĂĄria de Administração da ParaĂ­ba e, tambĂ©m secretĂĄria executiva de Modernização e Transformação Digital daquele estado, Jacqueline GusmĂŁo, comentou: “Eu conhecia os projetos de qualidade de vida apenas por ouvir falar, mas vĂȘ-los pessoalmente Ă© realmente impactante. Trocar insights e conhecer essas boas prĂĄticas nos ajudarĂĄ a replicar os programas de sucesso do GDF na ParaĂ­ba.”

Jaqueline GusmĂŁo acrescentou, ainda, que a qualidade de vida no trabalho deve ser uma polĂ­tica prioritĂĄria para os governos. “O pilar mais estratĂ©gico e de maior importĂąncia, seja em uma instituição privada, seja numa pĂșblica, sĂŁo as pessoas com saĂșde fĂ­sica e mental”, avaliou.

Por AgĂȘncia BrasĂ­lia, com informaçÔes da Seec-DF | Edição: Vinicius Nader