Cidadania

Programação especial para servidores do GDF vai abordar saúde mental

Temas como suicídio e depressão serão abordados em palestras e debates; eventos começam na segunda (9)

 

A Secretaria de Economia (Seec-DF), por meio da Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), realizará uma série de atividades voltadas à conscientização e prevenção ao suicídio como parte da campanha Setembro Amarelo. A ação, especialmente direcionada aos servidores do Governo do Distrito Federal (GDF), terá uma programação especial. Entre os dias 9 e 13 de setembro, o Espaço Qualidade de Vida, localizado no 16º andar do Anexo do Palácio do Buriti, vai abrigar uma série de iniciativas voltadas ao tema.

Em 2023, como parte da campanha Setembro Amarelo, a Seec-DF ofereceu três dias de palestras voltadas para a conscientização e prevenção ao suicídio; evento foi transmito no canal do YouTube da pasta | Foto: Divulgação/ Seec-DF

Entre as atividades, destaca-se a oferta de abraços. “Uma ação simples, mas significativa, que visa reforçar o apoio emocional no ambiente de trabalho”, explica a subsecretária de Valorização do Servidor, Tânia Monteiro.

Ela enfatiza a importância de combater o preconceito relacionado ao suicídio e falar mais sobre o tema como forma de prevenção. “Essa campanha visa quebrar o silêncio, promovendo um diálogo aberto sobre saúde mental, incentivando a busca por apoio e ajudando na identificação de sinais de alerta em pessoas em risco”, afirma.

O secretário-executivo de Valorização e Qualidade de Vida, Epitácio Júnior, ressalta que “observar os colegas de trabalho, familiares e até mesmo pessoas desconhecidas pode ser fundamental para identificar sinais de alerta, que, por mais sutis que sejam, podem indicar que alguém precisa de ajuda”. Ele também acrescenta que “investir em iniciativas de saúde mental, como o Setembro Amarelo, pode ajudar a reduzir o absenteísmo ao promover um ambiente de trabalho mais saudável e solidário”.

Na programação, destaque para o bate-papo com a psiquiatra Daniele Oliveira e com a endocrinologista Fernanda Tavares. Elas vão abordar os desafios da saúde mental da mulher. Ainda cabe ressaltar a palestra “Alimentação: uma aliada ou vilã na saúde mental”, ministrada pela nutricionista Xênia Versiani, seguida de um cine debate sobre a animação Divertidamente, que aborda a importância da educação emocional. Para encerrar a semana, será oferecida uma aula de yoga ministrada pelo mestre Dada, da Academia Buriti.

Inscrições neste link

Sexta-feira (13)
  • Aula de yoga com o mestre Dada da Academia Buriti

Das 12h30 às 13h, na Sala de Inovação do Espaço Qualidade de Vida

Inscrições neste link

 

Por Agência Brasília, com informações da Secretaria de Economia | Edição: Carolina Caraballo