Cidadania

Setor de políticas públicas na área de segurança completa um ano

Unidade integra estrutura da SSP-DF e é responsável por ações como a DF Livre de Carcaças

Há um ano fazendo parte da estrutura da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), a Subsecretaria de Integração de Políticas em Segurança Pública (Subisp) foi criada com objetivo de promover programas, projetos e ações relacionadas ao fomento e integração das políticas de segurança pública.

A nova estrutura foi pensada a partir da Unidade de Políticas Públicas (UPP), que tinha como objetivo o planejamento e a execução das reuniões de Comitês das Regiões Integradas de Segurança Pública (CRISP) e também dos Comitês de Áreas Integradas de Segurança Pública (CAISP).

“Devido ao modelo de gestão adotado pelo programa de políticas de segurança pública, o DF Mais Seguro – Segurança Integral, sentimos a necessidade de um setor específico para atender pautas transversais como situação de vulnerabilidade, desordens e, ainda, para a consolidação de estratégias de intervenção articuladas entre a segurança e outros diferentes setores”, explica o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

A subsecretaria atua com base na elaboração de indicadores e metas de desempenho, além da realização de reuniões periódicas para aferir resultados e propor soluções dos problemas cotidianos de segurança pública, de forma pactuada entre os órgãos de segurança pública, demais áreas do governo e a sociedade civil do DF. Uma das ações realizadas pela Subisp é a DF Livre de Carcaças. Somente neste ano, já foram recolhidos 653 veículos abandonados das ruas do DF.

“A Subisp desenvolve ações para prevenção criminal pelo design do ambiente. Dentro dessa ótica, reforçamos e reordenamos a DF Livre de Carcaças, que já ultrapassa o número de recolhimentos dos anos iniciais de realização da operação. Além disso, atuamos, por meio do Comitê Gestor das Regiões Integradas de Segurança Pública para redução da criminalidade e aumento da sensação de segurança da população e proteção aos grupos vulneráveis”, ressaltou o subsecretário de Integração de Políticas em Segurança Pública, Jasiel Fernandes.

A subsecretaria implementou, ainda, a prevenção criminal pelo design do ambiente, por meio da teoria da Prevenção do Crime por meio do Projeto Ambiental (CPTED), realizando vistorias para a confecção de Inventário que subsidiam os diversos órgãos, a sociedade civil e as forças de segurança na solução dos problemas constatados que influenciam diretamente nas questões de criminalidade e sensação de segurança.

Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira