Investimento Ć© de R$ 1,9 milhĆ£o, verba proveniente do Pdaf e de emendas parlamentaresĀ
āAgora haverĆ” mais circulaĆ§Ć£o de ar e iluminaĆ§Ć£o; antes, as salas eram muito escuras e o calor, insuportĆ”velā, lembra Naine. āFaz muita diferenƧa para o aprendizado dos alunos quando o ambiente Ć© confortĆ”vel e agradĆ”vel, atĆ© porque eles passam maior parte do tempo aqui.āManutenĆ§Ć£o da parte elĆ©trica e hidrĆ”ulica, troca de piso, revitalizaĆ§Ć£o de salas de aula e banheiros e pintura geral fazem parte das obras na Escola Classe CapĆ£o Seco, que custaram R$ 220 mil. A vice-diretora, Naine Farias, explica que o serviƧo mais importante foi a reforma do telhado. Segundo ela, os pais dos 180 estudantes tĆŖm dado retorno positivo sobre a revitalizaĆ§Ć£o do local.
ExtensĆ£o do lar
Com 914 alunos, a Escola Classe 01 tambĆ©m Ć© beneficiada pelo pacote de obras ā providĆŖncia que, segundo o diretor, Claudinei Batista, chega em boa hora. āA situaĆ§Ć£o estava bem precĆ”ria, e tem crianƧa que comeƧa a estudar aqui aos 4 anos e sĆ³ sai com 11ā, conta. āĆ um pedaƧo da casa delaā.
O investimento de R$ 103 mil permitiu a reforma de banheiros, instalaĆ§Ć£o de ar-condicionado nas salas, pintura geral e a construĆ§Ć£o de uma horta em local que atĆ© entĆ£o era apenas um buraco cheio de terra. āĆ muito importante que o ambiente seja adequado e acolhedor, nĆ£o sĆ³ para eles, mas para toda a comunidade escolarā, ressalta o vice-diretor.
A volta Ć s aulas nas escolas do ParanoĆ” e ItapoĆ£ serĆ” repleta de novidades. Dos 35 colĆ©gios pĆŗblicos da regiĆ£o, 23 passam por reformas neste ano, desde o teto ao piso, incluindo os centros de ensino rurais. Os serviƧos do GDF transformarĆ£o a realidade de cerca de 19 mil estudantes. O investimento Ć© de R$ 1,9 milhƵes, provenientes do Programa de DescentralizaĆ§Ć£o Administrativa e Financeira (Pdaf) e de emendas parlamentares.
AƧƵes preventivasĀ Ā
O coordenador do Centro Regional de Ensino do ParanoĆ” e do ItapoĆ£, Isac Aguiar, lembra que o objetivo Ć© investir em serviƧos capazes de proporcionar seguranƧa para evitar a proliferaĆ§Ć£o do novo coronavĆrus. āMuitas dessas escolas estĆ£o hĆ” 25 anos sem passar por reformasā, conta. āAlĆ©m de conforto, focamos em assegurar a revitalizaĆ§Ć£o de espaƧos que garantam a saĆŗde da comunidade escolarā.