Cidadania

Feiras permanentes do DF terão ações educativas da campanha ‘Mulher, Não se Cale!’

De 2 de agosto a 22 de setembro, locais de grande movimentação terão orientações contra a violência de gênero, com materiais informativos e óculos de realidade virtual

 

A ação, que busca conscientizar a população ao promover debates em locais de grande circulação, será lançada no dia 2 de agosto, na abertura das atividades da Secretaria da Mulher (SMDF) em alusão ao Agosto Lilás no DF. Durante a campanha “Mulher, Não se Cale!”, serão usados óculos de realidade virtual para demonstrar como identificar e se defender da violência no ambiente virtual. Além disso, serão fornecidas informações e apoio às pessoas por meio da distribuição de panfletos, banners e suporte. A campanha vai até 22 de setembro.

Em 2023, a Secretaria da Mulher realizou a primeira fase da campanha em estações de metrô e rodoviárias do Plano Piloto e de regiões administrativas | Foto: Vinicius de Melo/SMDF

A iniciativa da Secretaria da Mulher, em parceria com o Instituto Inside Brasil, está sendo relançada, desta vez focando nas grandes feiras permanentes do Distrito Federal. Após passar por várias estações de metrô e rodoviárias em 2023, o objetivo agora é conscientizar a população sobre todo e qualquer tipo de violência praticada contra as mulheres. As ações ocorrerão nas seguintes feiras: Central de Ceilândia, Feira do Setor, Feira Permanente do P Norte, Feira do Produtor de Ceilândia, Shopping Popular de Ceilândia, Feira de Sobradinho I, Feira de Sobradinho II, Feira de Confecção de Planaltina e Feira do Produtor de Planaltina, às sextas-feiras, sábados e domingos.

Com as ações do projeto, a SMDF espera alcançar diretamente cerca de 100 mil pessoas e, considerando que cada pessoa pode replicar a informação, estima-se um impacto ainda maior na conscientização e no enfrentamento da violência de gênero. Para a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, campanhas em locais de grande circulação têm o potencial de envolver a comunidade e mobilizar esforços coletivos na luta contra a violência doméstica. “Diante do sucesso da edição de 2023, decidimos aprimorar a campanha, pois a informação empodera as mulheres, ajuda a identificar os sinais de abuso e incentiva a denúncia. Desta vez, estamos utilizando a tecnologia a nosso favor. Além de gerar curiosidade, ela também leva informação de forma eficaz”, destaca.

Segundo o presidente do Instituto Inside Brasil, Robielisson Medeiros, a expectativa é de alcançar mais pessoas que passam pelas feiras durante esse período. “Minha expectativa para este ano é mais alta do que a anterior. No ano passado, alcançamos uma média de 120 mil pessoas, e espero que este ano o número seja maior. Além disso, também queremos atingir homens que têm pouco conhecimento sobre o assunto ou que não se manifestam em determinadas situações. Em 2024 tivemos menos denúncias comparado ao ano passado, mas o número ainda é alto e, por isso, o movimento está mais forte do que nunca.”

‘Mulher, Não se Cale!’ 2023

 

Por Agência Brasília, com informações da SMDF | Edição: Débora Cronemberger