Saúde

Colaborador Sangue Bom ajuda estoques do banco de sangue do Hemocentro

Campanha do IgesDF contou com a participação de 18 profissionais do Hospital Regional de Santa Maria

 

O Núcleo de Hemoterapia do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) realizou a campanha “Colaborador Sangue Bom”, com doações na Fundação Hemocentro de Brasília (FHB). A iniciativa, nos dias 23 e 30 de agosto, teve como objetivo contribuir com os níveis de estoques de sangue e garantir a disponibilidade para pacientes que necessitam de transfusões.

“A doação de sangue é um ato simples, mas com um impacto significativo. Cada doador desempenha um papel essencial para salvar vidas, e a participação de voluntários é fundamental para assegurar que os estoques de sangue permaneçam adequados”, avalia a chefe do Núcleo de Hemoterapia do HRSM, Flávia Mendes.

A iniciativa, nos dias 23 e 30 de agosto, teve como objetivo contribuir com os níveis de estoques de sangue e garantir a disponibilidade para pacientes que necessitam de transfusões | Foto: Divulgação/IgesDF

Para facilitar a participação, o Hemocentro providenciou transporte, que buscou os colaboradores voluntários no HRSM, permitindo que todos pudessem contribuir sem dificuldades. No total, foram 27 inscritos e 18 pessoas conseguiram efetivar a doação. Infelizmente, alguns não puderam doar por questões de aptidão, e outros precisaram desistir.

Flávia destacou que o apoio da equipe foi essencial para a organização da campanha. “Meu agradecimento especial a Sarah, Simone, Wayslan e Larissa. Esses profissionais foram fundamentais para garantir a excelência do projeto, contribuindo diretamente para o sucesso da campanha”.

Participando pela segunda vez da “Colaborador Sangue Bom”, o chefe de Serviço de Assistência de Enfermagem da Nefrologia, Leandro Queza, considera a experiência extremamente gratificante, pois reconhece que essa simples ação pode salvar vidas e ajudar a manter os estoques de sangue em níveis adequados para atender às necessidades da comunidade.

Por Agência Brasília, com informações do Iges-DF | Edição: Saulo Moreno