Saúde

População marca presença no primeiro dia do Saúde Mais Perto do Cidadão no Riacho Fundo II

Projeto itinerante leva consultas e exames médicos gratuitos às regiões administrativas; edições acumulam mais de 35 mil atendimentos

 

Em sua quarta edição, o programa itinerante Saúde Mais Perto do Cidadão, da Secretaria de Saúde (SES-DF), chegou nesta quarta-feira (18) ao Riacho Fundo II, onde seguirá até o próximo sábado (21), oferecendo serviços de saúde diversos à população da região.

Desde agosto, o Saúde Mais Perto do Cidadão já passou também por Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol e Samambaia; ao todo, já foram feitos mais de 35 mil atendimentos | Foto: Matheus H. Souza/ Agência Brasília

Na estrutura, montada ao lado da Feira Permanente, os moradores têm atendimento gratuito em dez especialidades: clínica médica, nutrição, psicologia, serviço social, ginecologia, nefrologia, cardiologia, endocrinologia, urologia e mastologia, além de exames de eletrocardiograma, mamografia, ultrassonografia e oftalmologia.

A distribuição de senhas é feita por ordem de chegada. É preciso apenas levar documentos para cadastro no sistema – como carteira de identidade, CPF e cartão do SUS – e informar o número de telefone para contato.

A podóloga Sheila Gonçalves conseguiu pedidos de exame para fazer um check-up: “Achei muito bom, porque fica mais acessível para a gente”

A dona de casa Geralda Ferreira, 63 anos, que foi ao local buscar atendimento em clínica médica, aprovou a iniciativa: “Acho ótimo, porque a gente faz tudo aquilo que não consegue no posto de saúde. E aqui resolve tudo de uma vez só”.

Clínica médica também foi a especialidade buscada pela podóloga Sheila Gonçalves, 42. Logo após o atendimento, ela contou ter conseguido os pedidos de exame para fazer um check-up. “Achei muito bom, porque fica mais acessível para a gente”, avaliou.

Por Fernando Jordão, da Agência Brasília | Edição: Carolina Caraballo