Cultura Eventos Shows

Mostras de cinema se destacam na agenda cultural deste fim de semana no DF

Nos próximos dias, o público poderá conferir gratuitamente curtas nos festivais LoboFest, Motriz e Cinema Urbana que ocorrem no Plano Piloto, Planaltina e São Sebastião

 

A sétima arte é o destaque da agenda cultural deste fim de semana no Distrito Federal. Nos próximos dias, a capital federal será palco de três festivais de cinema que ocorrem com recursos do GDF por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e a Lei de Incentivo à Cultura (LIC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF). São eles: LoboFest, Motriz e Cinema Urbana. Todos contam com programação gratuita.

Em sua terceira edição, o Motriz – Festival de Cinema de Planaltina começou na quarta-feira (23) e segue até domingo (26) no Complexo Cultural de Planaltina. Serão cinco dias de exibição de curtas-metragens com narrativas que desafiam a injustiça e semeiam a transformação social. Os filmes estarão divididos em mostras competitivas e paralelas, com produções da América Latina e da África. Os horários das sessões podem ser conferidos no site oficial.

Para além das exibições de cinema, o evento conta com atrações musicais ao final de cada dia. Estão confirmadas as apresentações de Coco dos Encantados, Martinha do Coco, Tambores do Amanhecer, Markão Aborígene, Teresa Lopes, Nayé, Ana Moura, Tribawê, Gilson Sena, DJ Rud, DJ Sapo e Flávio Delli. A entrada é franca e livre para todos os públicos.

Produções internacionais

Exposição Meu nome é um caminho pode ser conferida até sábado (26), no Guará II | Foto: Julia Salustino

Sexta-feira (25) e sábado (26), a Cinema Urbana – Mostra Internacional de Cinema de Arquitetura desembarca em São Sebastião para as atividades finais após edição especial no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). A partir das 18h, na unidade das Brigadas Populares, no Morro da Cruz, serão exibidos cinco curtas-metragens: A velhice ilumina o vento, de Juliana Segóvia; Escasso, de Clara Anastácia e Gabriela Gaia Meirelles; La Hemi, de Ila Giroto e Estela Lapponi; Jussara, de Camila Ribeiro, e O tempo é um pássaro, de Yasmin Thayná. Na sequência, às 20h, haverá debate com as curadoras da mostra Ver, ouvir, sentindo.

O segundo dia de programação será reservado às oficinas, bate-papos e apresentações musicais. Às 10h tem sessão de formação cineclubista com a exibição do filme Sopram os ventos dos redemoinhos, de Thay Limeira e Daniela Marinho, na unidade das Brigadas Populares. A partir das 15h, a programação vai para a Praça do Reggae com bate-papo e shows dos coletivos Calangos Sounds e Jamaicana. Mais informações neste link.

 

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger