Cidadania

Em dois anos, Carreta do Na Hora atende mais de 34 mil pessoas em 30 regiƵes administrativas do DF

Unidade mĆ³vel leva serviƧos pĆŗblicos Ć s Ć”reas mais distantes e vulnerĆ”veis do Distrito Federal

 

A Carreta do Na Hora, iniciativa da Secretaria de JustiƧa e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), alcanƧou a marca de 34.452 atendimentos desde seu lanƧamento, em fevereiro de 2022, percorrendo mais de 30 regiƵes administrativas. Com o objetivo de desburocratizar o acesso aos serviƧos pĆŗblicos, a unidade mĆ³vel atende, especialmente, cidades onde nĆ£o existem espaƧos fixos do Na Hora. Com isso, o GDF consegue alcanƧar comunidades que, muitas vezes, enfrentam desafios para acessar serviƧos presenciais, tanto por limitaƧƵes de transporte quanto por indisponibilidade de agendamentos.

Adriana Ferreira participou foi atendida na ediĆ§Ć£o do dia 26: ā€œEssas iniciativas trazem tudo mais perto da gente, facilitando o acesso aos serviƧosā€ | Fotos: DivulgaĆ§Ć£o/Sejus-DF

Com uma estrutura versĆ”til, a unidade mĆ³vel conta com a presenƧa de Ć³rgĆ£os como o BRB, Caesb, Codhab, Detran, INSS, Neoenergia, Procon e Receita Federal, entre outros. A demanda e os atendimentos oferecidos dependem das necessidades da comunidade local em cada evento, garantindo que os serviƧos tenham maior relevĆ¢ncia.

A dona de casa Adriana Ferreira, 50, foi uma das 198 pessoas atendidas na Ćŗltima ediĆ§Ć£o, realizada no dia 26, em SĆ£o SebastiĆ£o. ā€œEssas iniciativas sĆ£o importantes porque trazem tudo mais perto da gente, facilitando o acesso aos serviƧosā€, declarou. ā€œNas outras vezes em que participei, consegui resolver todos meus problemas. Ɖ bom saber que posso contar com esse apoioā€.

JeovĆ” Gabriel: ā€œPara quem trabalha, como eu, resolver uma pendĆŖncia se torna quase inviĆ”vel. A Carreta do Na Hora facilita o acesso, e isso Ć© essencialā€

O programa tambĆ©m atendeu o autĆ“nomo JeovĆ” Gabriel, 45, que aproveitou a presenƧa da unidade mĆ³vel do Na Hora perto da sua casa para buscar serviƧos da Secretaria de Economia (Seec-DF), do Detran e da Caesb.

ā€œEssa iniciativa Ć© muito boa e deveria ser repetida a cada trĆŖs meses aquiā€, disse. ā€œMuitos serviƧos sĆ£o difĆ­ceis de acessar, e, Ć s vezes, vocĆŖ chega lĆ” e precisa agendar. AlĆ©m disso, o horĆ”rio Ć© limitado. Para quem trabalha, como eu, resolver uma pendĆŖncia se torna quase inviĆ”vel. A Carreta do Na Hora facilita o acesso, e isso Ć© essencialā€.

Na avaliaĆ§Ć£o da secretĆ”ria de JustiƧa e Cidadania, Marcela Passamani, a Carreta do Na Hora faz mais do que levar serviƧos essenciais: ā€œPara muitos, Ć© a oportunidade de resolver pendĆŖncias sem precisar de deslocar a grandes distĆ¢ncias ā€“ o que faz com que as pessoas se sintam respeitadas e cuidadas pelo governo. A democratizaĆ§Ć£o do atendimento Ć© essencial, e ver a populaĆ§Ć£o ser atendida de forma Ć”gil e perto de casa Ć© muito gratificanteā€.

PorĀ AgĆŖncia BrasĆ­lia, com informaƧƵes da Sejus-DF | EdiĆ§Ć£o: Chico Neto