Unidade móvel leva serviços públicos às Ôreas mais distantes e vulnerÔveis do Distrito Federal
A Carreta do Na Hora, iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), alcançou a marca de 34.452 atendimentos desde seu lançamento, em fevereiro de 2022, percorrendo mais de 30 regiões administrativas. Com o objetivo de desburocratizar o acesso aos serviços públicos, a unidade móvel atende, especialmente, cidades onde não existem espaços fixos do Na Hora. Com isso, o GDF consegue alcançar comunidades que, muitas vezes, enfrentam desafios para acessar serviços presenciais, tanto por limitações de transporte quanto por indisponibilidade de agendamentos.

Com uma estrutura versÔtil, a unidade móvel conta com a presença de órgãos como o BRB, Caesb, Codhab, Detran, INSS, Neoenergia, Procon e Receita Federal, entre outros. A demanda e os atendimentos oferecidos dependem das necessidades da comunidade local em cada evento, garantindo que os serviços tenham maior relevância.
A dona de casa Adriana Ferreira, 50, foi uma das 198 pessoas atendidas na Ćŗltima edição, realizada no dia 26, em SĆ£o SebastiĆ£o. āEssas iniciativas sĆ£o importantes porque trazem tudo mais perto da gente, facilitando o acesso aos serviƧosā, declarou. āNas outras vezes em que participei, consegui resolver todos meus problemas. Ć bom saber que posso contar com esse apoioā.

O programa também atendeu o autÓnomo JeovÔ Gabriel, 45, que aproveitou a presença da unidade móvel do Na Hora perto da sua casa para buscar serviços da Secretaria de Economia (Seec-DF), do Detran e da Caesb.
āEssa iniciativa Ć© muito boa e deveria ser repetida a cada trĆŖs meses aquiā, disse. āMuitos serviƧos sĆ£o difĆceis de acessar, e, Ć s vezes, vocĆŖ chega lĆ” e precisa agendar. AlĆ©m disso, o horĆ”rio Ć© limitado. Para quem trabalha, como eu, resolver uma pendĆŖncia se torna quase inviĆ”vel. A Carreta do Na Hora facilita o acesso, e isso Ć© essencialā.
Na avaliação da secretĆ”ria de JustiƧa e Cidadania, Marcela Passamani, a Carreta do Na Hora faz mais do que levar serviƧos essenciais: āPara muitos, Ć© a oportunidade de resolver pendĆŖncias sem precisar de deslocar a grandes distĆ¢ncias ā o que faz com que as pessoas se sintam respeitadas e cuidadas pelo governo. A democratização do atendimento Ć© essencial, e ver a população ser atendida de forma Ć”gil e perto de casa Ć© muito gratificanteā.