O tema foi abordadoĀ no Encontro de Geoinformação do Ibama 2024 e teve a participação de servidores do BrasĆlia Ambiental
O Encontro de Geoinformação do Ibama 2024, realizado nesta semana, contou com a participação destacada do servidor Guilhermino Rocha, Diretor de Geoinformação do Instituto BrasĆlia Ambiental. Rocha ministrou uma palestra sobre o papel da geoinformação e das soluƧƵes geoespaciais na gestĆ£o ambiental pĆŗblica, enfatizando sobre como a autarquia tem integrado novas tecnologias para monitoramento e anĆ”lise ambiental no Distrito Federal.
Durante a palestra, Guilhermino Rocha apresentou as principais inovações tecnológicas implementadas pelo Instituto, como o Observatório da Natureza e Desempenho Ambiental (Onda) que inclui o uso de aplicativos e soluções que utiliza sistemas geoespaciais avançados para gerenciamento, coleta, processamento, anÔlise e compartilhamento de dados ambientais. Entre os temas abordados, destacou-se a aplicação de geotecnologias no monitoramento de Ôreas de preservação ambiental e o uso de ferramentas para aprimorar a fiscalização ambiental.
A apresentação do servidor nĆ£o apenas ressaltou os benefĆcios dessas tecnologias para a eficiĆŖncia das operaƧƵes e a tomada de decisĆ£o no Instituto BrasĆlia Ambiental, mas tambĆ©m fomentou discussƵes entre os participantes sobre o potencial do uso de geoinformação para outras Ć”reas da gestĆ£o pĆŗblica ambiental. āA integração de ferramentas de geoinformação no monitoramento ambiental e na gestĆ£o de dados nĆ£o só traz mais agilidade e precisĆ£o para as operaƧƵes, mas tambĆ©m reforƧa a transparĆŖncia dos dados ambientais para a sociedadeā, destacou Rocha.
Para o presidente da autarquia, RĆ“ney Nemer, acompanhar a tecnologia e usĆ”-la como ferramenta na preservação do cerrado Ć© um diferencial a ser aplaudido: āA luta pela preservação do nosso cerrado tem se mostrado um desafio constante. Ć importante usarmos todas as ferramentas que possam nos ajudar a cuidar do nosso meio ambienteā.
O evento do Ibama reuniu especialistas e profissionais de diversas instituiƧƵes, incluindo órgĆ£os federais, estaduais e representantes das superintendĆŖncias regionais do Ibama, reforƧando o compromisso do paĆs com a inovação e a sustentabilidade ambiental. A participação do servidor no Encontro de Geoinformação destacou o Instituto BrasĆlia Ambiental como uma referĆŖncia em soluƧƵes inovadoras para a preservação ambiental, abrindo novas possibilidades de cooperação tĆ©cnica entre o instituto e outras instituiƧƵes.
Palestras como a de Guilhermino Rocha confirmam o Encontro de Geoinformação do Ibama como um importante fórum de inovação e troca de experiências, consolidando o papel fundamental das geotecnologias na proteção ambiental no Brasil.