Educação Saúde

Plano de Educação Permanente em Saúde capacita servidores e otimiza assistência

Com documento, profissionais terão acesso a trilhas para desenvolver competências e oferecer atendimento mais qualificado a pacientes da rede pública

 

A Secretaria de Saúde (SES-DF) lançou, nesta segunda-feira (4), o Plano de Educação Permanente em Saúde (Peps). Composto por trilhas educativas, o documento busca promover o compromisso com o coletivo e a aprendizagem contínua. Ao se capacitarem, os servidores conseguem otimizar ainda mais a assistência à população.

“Com conhecimento, transformado e renovado, o trabalhador passa a oferecer um atendimento muito qualificado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca o subsecretário de Gestão de Pessoas (Sugep) da SES-DF, João Eudes.

A elaboração do plano, realizada em maio deste ano, contou com a participação de representantes de diversas áreas. No processo, os profissionais debateram os melhores caminhos para as seis trilhas educativas: trabalhadores; gestores; atenção primária; atenção especializada; atenção hospitalar e vigilância em saúde.

No Peps, as três instâncias de saúde da rede pública receberam destaque, uma vez que envolvem o contato direto com o usuário. “Nós identificamos cada necessidade das atenções Primária, Especializada e Hospitalar, junto às regiões. Fizemos questionamentos como ‘O que o servidor precisa?’, ‘Onde a capacitação é uma prioridade?’”, explica a subsecretária de Atenção Integral à Saúde, Bianca Souza Lima.

Educação contínua

O conceito de educação permanente envolve uma reflexão sobre os processos de trabalho e a transformação das práticas em serviço por meio do “aprender a aprender”. O objetivo é motivar a atuação em equipe, com uma gestão participativa, no qual haja corresponsabilização nos processos de ensino e aprendizagem.

Diretora da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), Fernanda Ramos aponta que o Peps abrange temas-pilares para o bom desempenho do setor. “Precisamos voltar e aprender como aprender. E só conseguimos fazer isso quando trabalhamos, entendemos os processos e dialogamos.”

Os cursos serão oferecidos de forma híbrida – presencial e virtual-, a depender do tema e demanda. As capacitações são multiprofissionais para abarcar a maior quantidade de servidores. O intuito é reter talentos dentro da própria SES-DF, estimular o crescimento pessoal e profissional, além de padronizar o conhecimento por toda a rede. No momento, o conteúdo que será abordado em cada trilha educativa pode ser conferido neste link.

 

Por Agência Brasília, com informações da SES-DF | Edição: Ígor Silveira