População pode conferir apresentações de música, teatro e dança, além de atividades natalinas e exposição de arte; atividades são gratuitas
A agenda cultural do brasiliense estÔ repleta de programações gratuitas neste final de ano, com destaque para a festa de reinauguração da Sala Martins Pena do Teatro Nacional e para as festividades natalinas que enfeitam a capital federal. Os eventos são promovidos pelo Governo do Distrito Federal (GDF), com apoio das secretarias de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) e de Turismo (Setur-DF).
Neste sÔbado (21), às 19h30, o cantor e violeiro Almir Sater animarÔ o público na Sala Martins Pena. JÔ o domingo (22) serÔ dedicado às artes cênicas com as peças Os Saltimbancos, da Agrupação Teatral Amacaca, às 11h, e TelaPlana, da cia. Os Melhores do Mundo, às 17h e às 19h30.
A celebração da reabertura da sala continua na segunda-feira (23), com o show em homenagem a BrasĆlia e ao rock com a banda Plebe Rude, Ć s 20h. Ćltimo dia de festa, a quinta-feira (26) terĆ” danƧa contemporĆ¢nea, danƧa urbana, danƧa brincante e o tradicional balĆ©, das 18h30 Ć s 21h.
As apresentaƧƵes sĆ£o gratuitas mediante a retirada de ingressos. Os tĆquetes comeƧaram a ser disponibilizados nesta quinta-feira (19), pelo site, com cada entrada sendo liberada em um dia diferente e com a restrição de um ingresso por CPF.
Veja a programação
SƔbado (21): O RecomeƧo
- 19h30 ā Show de Almir Sater (ingressos esgotados).
Domingo (22): De Volta aos Palcos (ingressos disponĆveis no sĆ”bado, 21)
- 11h ā Teatro infantil ā Saltimbancos;
- 17h ā Os Melhores do Mundo ā TelaPlana;
- 19h30 ā Os Melhores do Mundo ā TelaPlana.
Dia 23: Hoje Ć© Dia de Rock (ingressos disponĆveis no domingo, 22)
- 20h ā Apresentação da banda brasiliense Plebe Rude.
Dia 26: Dia da DanƧa (ingressos disponĆveis na segunda, 23)
- 18h30 Ć s 21h.
Nosso Natal

Evento comemorativo deste GDF, o Nosso Natal segue iluminando a Esplanada dos Ministérios. A população pode conferir gratuitamente todas as atrações montadas no local até o dia 30, das 17h às 23h, exceto no dia 24.
O espaƧo encanta e diverte os visitantes com Ć”rvore de Natal de 30 metros, roda-gigante, carrossel, presĆ©pio e a grande novidade deste ano: a pista de patinação no gelo. TambĆ©m estĆ” Ć disposição do pĆŗblico uma praƧa de alimentação e uma feira de presentes, alĆ©m de apresentaƧƵes musicais e artĆsticas.
Para as crianças, hÔ trenzinho, casa do Papai Noel, teatro infantil e oficinas de confecção de adereços natalinos e cartas ao Bom Velhinho. Para o teatro e as oficinas, é necessÔrio retirar ingressos antecipados, de forma gratuita. São duas sessões por dia, às 18h e às 20h, com 80 ingressos para cada uma delas. A reserva dos bilhetes começa às 8h do dia da sessão, no site.
Natal Flor do Cerrado

Realizado na Torre Digital, o Natal Flor do Cerrado terĆ” atraƧƵes culturais e atividades para toda a famĆlia. SerĆ£o 11 dias de festa, de 20 a 31 de dezembro (exceto no dia 24), das 17h Ć s 23h. Na vĆ©spera do ano-novo, serĆ” das 15h Ć s 21h. A entrada Ć© franca, mediante retirada de ingressos pela plataforma parceira do evento.
A programação diĆ”ria inicia Ć s 17h com a tradicional chegada do Papai Noel e atividades no EspaƧo Kids com pintura facial e oficina de desenho. Ćs 19h, haverĆ” contação de história natalina com Nyedja Gennar, encerrando Ć s 21h com o Coral Friends. Apenas no dia 31 o horĆ”rio das atividades serĆ” alterado, com a chegada do bom velhinho Ć s 15h. A decoração tambĆ©m estĆ” especial, uma Casa do Papai Noel, presĆ©pio e trenzinho natalino.
Arte

Quem estiver de passagem pela Esplanada dos MinistĆ©rios pode aproveitar para conferir a nova exposição do Museu Nacional da RepĆŗblica. Intitulada Arte: Estrela do SilĆŖncio, a mostra conta com 22 obras sobre a história do artista e arquiteto mineiro Marcos Anthony e estarĆ” disponĆvel atĆ© 15 de marƧo. Com elementos de cubismo, expressionismo e arte contemporĆ¢nea, as peƧas sĆ£o acessĆveis a pessoas com deficiĆŖncia (PcD), requisito essencial para acessibilidade e tratado com prioridade pelo artista, que Ć© surdo. Por meio de QR Code, Ć© possĆvel ter as informaƧƵes das telas com audiodescrição e linguagem de sinais pelo celular.
Por Catarina Loiola, da AgĆŖncia BrasĆlia | Edição: Vinicius Nader