Cultura Educação

Museu de Arte de Brasília promove programação de férias com oficinas e contação de histórias

As atividades são realizadas gratuitamente às segundas, quartas e sextas e aos finais de semana no projeto MAB Educativo, que ocorre com recursos do Fundo de Apoio à Cultura

 

Mais uma vez, o Museu de Arte de Brasília (MAB) abre suas portas em janeiro para as crianças que estão em férias escolares. Por meio do projeto MAB Educativo, o equipamento público promove gratuitamente até 29 de janeiro atividades voltadas para o público a partir de 3 anos. A programação conta com oficinas, visita mediada e contação de histórias.

Sempre às segundas, quartas e sextas e aos finais de semana, as atividades são variadas. As oficinas abrangem pintura, gravura, brincadeiras, escrita e jogos cênicos. Mais voltada aos pequenos, a contação de histórias coloca as crianças dentro do mundo mágico da literatura. Além disso, há dois tipos de visitas mediadas na programação: uma em inglês pelo acervo do museu e outra no acervo de jogos.

A programação de férias do Museu de Arte de Brasília pode ser aproveitada pela família inteira | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Mesmo que voltada para as crianças, a programação se expande para toda a família. Não é necessário agendamento para participar das atividades, mas cada uma delas tem uma quantidade limitada de participantes. Uma equipe do educativo do MAB recebe os participantes.

O evento ocorre com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF). “Os projetos atendidos pelo FAC, caso do MAB Educativo, são selecionados por meio de edital, abrangendo diversos nichos culturais. Muitas dessas atividades são especialmente programadas para as férias, permitindo que moradores e visitantes da capital federal tenham a oportunidade de se aproximar ainda mais da arte e da cultura, aproveitando esse período para vivenciar experiências culturais ricas e diversificadas”, explica o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes.

Após ter ficado fechado por 14 anos, o MAB foi reaberto no aniversário de Brasília, em 21 de abril de 2021. Localizado no Setor de Hotéis e Turismo Norte, entre a Concha Acústica e o Palácio da Alvorada, o espaço foi reformado por este GDF que investiu R$ 9 milhões para recuperar e modernizar o equipamento público. Em 2024, o governo também incrementou a área ao redor do MAB, com a construção de novas calçadas, estacionamentos, paisagismo e uma praça, com investimento de R$ 8 milhões.

Programação do MAB Educativo

Segunda-feira – Linguagens artísticas: pintura
  • 10h30 – Oficina de pintura infantil (a partir de 4 anos): 10 vagas;
  • 16h30 – Oficina de aquarela (a partir de 6 anos): 12 vagas.
Quarta-feira – Brincadeiras e jogos cênicos
  • 10h30 – Oficina de brincadeiras populares (a partir de 4 anos): 12 vagas;
  • 16h30 – Oficina de jogos teatrais (a partir de 6 anos): 12 vagas.
Sexta-feira – Linguagens artísticas: gravura
  • 10h30 – Oficina de frotagem e carimbos (a partir de 4 anos): 12 vagas;
  • 16h30 – Oficina de stencil (a partir de 6 anos): 12 vagas.
Sábado – Histórias e narrativas
  • 10h30 – Contação de histórias (a partir de 3 anos);
  • 14h – Visita mediada em inglês;
  • 15h – Visita ao acervo com jogos;
  • 16h30 – Oficina de colagens contemporâneas (6 anos): 12 vagas.
Domingo – Aventuras com escultura
  • 10h30 – Contação de histórias com massinha (a partir de 3 anos): 10 vagas;
  • 15h – Visita patrimonial com jogos.

 

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader