Programa visa garantir professores em sala de aula no inĂcio do ano letivo
A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) promoveu, nesta sexta-feira (11), uma homenagem ao trabalho dos servidores atuantes no Programa CarĂȘncia Zero, que visa alocar professores em todas as salas de aula das mais de 700 escolas da rede pĂșblica no inĂcio do ano letivo. A pasta supre assim a necessidade de profissionais em regĂȘncia de classe, atendendo a demanda em novas turmas com vagas remanescentes.
O evento contou com a presença de representantes de todas as 14 CoordenaçÔes Regionais de Ensino (CREs) do DF, alĂ©m de servidores do corpo tĂ©cnico da Secretaria envolvidos no programa. Os homenageados receberam certificados reconhecendo a excelĂȘncia dos serviços prestados.
A secretĂĄria de Educação, HĂ©lvia ParanaguĂĄ, destacou a importĂąncia do CarĂȘncia Zero para o ensino na rede. âAntigamente, chegava junho e havia escolas sem professores de ciĂȘncias, fĂsica, matemĂĄtica. Com o CarĂȘncia Zero, a nossa principal preocupação Ă© que o aluno tenha aula de artes, histĂłria, todas as disciplinasâ, completou a gestora.
Segundo Ana Paula Aguiar, subsecretåria de Gestão de Pessoas da SEEDF, foram alocados os 23 mil professores efetivos da casa e mais uma média de 14 mil professores substitutos em regime de contratação temporåria.

Trabalho colaborativo
âEsse patamar sĂł foi possĂvel devido ao trabalho conjunto de vĂĄrias ĂĄreas da Secretaria, como a Subsecretaria de GestĂŁo de Pessoas (Sugep), Diretoria de Servidores Efetivos e TemporĂĄrios (Diset), Unidades Regionais de GestĂŁo de Pessoas (Unigeps), a Subsecretaria de OperaçÔes em Tecnologia da Informação e Comunicação (Subtic) e as 14 Regionais de Ensinoâ, enfatizou Ana Paula Aguiar.
O coordenador do CarĂȘncia Zero, Isaac Aguiar Castro, falou sobre a importĂąncia do reconhecimento dos profissionais que possibilitaram o sucesso do programa: âO trabalho Ă© fazer com que este professor esteja na escola. A famĂlia conta com isso, a sociedade conta com issoâ, finalizou.
Por AgĂȘncia BrasĂlia, com informaçÔes da Secretaria de Educação | Edição: Ăgor Silveira