Evento vai reunir especialistas, no próximo dia 29, para discutir inovação, acolhimento e estratégias que aprimorem a vivência dos pacientes nos setores público e privado
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) realizará, no dia 29 de abril, o 1º Fórum de Experiência do Paciente, com o tema “Do cuidado ao encantamento”. Organizado pela Gerência de Humanização e Experiência do Paciente, o evento ocorrerá no Auditório Márcia Kubitschek, no Memorial JK, das 9h às 17h, e reunirá especialistas da área para discutir boas práticas e novas abordagens que melhorem a vivência dos pacientes nos serviços de saúde.

A proposta é incentivar um novo olhar sobre o atendimento, que vá além da competência técnica e promova vínculos, acolhimento e experiências positivas no ambiente hospitalar. O fórum espera atrair gestores, profissionais de saúde e lideranças públicas e privadas engajadas em colocar o paciente no centro do cuidado.
“Falar sobre a experiência do paciente é assumir um compromisso profundo com a dignidade humana. Ver o IgesDF promovendo o primeiro fórum sobre o tema, que já é pauta global nas instituições de saúde, nos enche de orgulho. É o início de uma transformação cultural que valoriza não apenas o fazer técnico, mas também o olhar, a escuta e o acolhimento. Estamos construindo, juntos, um novo jeito de cuidar”, afirma Anucha Soares, gerente-geral de Humanização e Experiência do Paciente do IgesDF.
A programação contará com a presença da primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha, idealizadora do programa Humanizar. Lançado em 2019, o projeto busca promover um atendimento mais acolhedor e humanizado na rede pública de saúde, com ações como escuta qualificada e suporte integral a pacientes e acompanhantes.
Painéis
Um dos destaques será o painel “Do bom ao inesquecível: o que faz um atendimento marcar a vida de alguém”, previsto para as 15h. A sessão contará com líderes de referência na área e será mediada pela própria Anucha Soares.
Para Clayton de Sousa Lima, superintendente de Qualidade e Melhoria Contínua de Processos do IgesDF, o fórum representa um passo decisivo na transformação do cuidado em saúde: “Vivemos um momento em que instituições no mundo todo repensam seus processos para colocar o paciente no centro. Este fórum é reflexo desse movimento e reafirma nosso compromisso com qualidade, segurança e humanização. Melhorar continuamente não é apenas uma diretriz de gestão, é uma escolha ética para oferecer o cuidado que as pessoas realmente merecem”.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por este link.
Serviço
1º Fórum de Experiência do Paciente – Do cuidado ao encantamento
- Data: Terça-feira, 29 de abril;
- Horário: Das 9h às 17h;
- Local: Auditório Márcia Kubitschek – Memorial JK;
- Público-alvo: Profissionais e gestores da saúde pública e privada;
- Inscrições gratuitas: Clique aqui para se inscrever.
Por Agência Brasília, com informações do IgesDF | Edição: Carolina Caraballo