Promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania em parceria com a Associação Cresce DF, a iniciativa foi lançada em 2024 para democratizar o acesso à educação
Brasília está se preparando para mais um ciclo do projeto Aprova DF, que oferece aulões gratuitos voltados à preparação para processos seletivos de nível médio e superior. A iniciativa é destinada especialmente a quem não tem condições de arcar com os custos de uma capacitação particular.

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) em parceria com a Associação Cresce-DF, o projeto já beneficiou mais de 150 mil pessoas, desde de julho do ano passado, quando foi criado. Seu principal objetivo é democratizar o acesso à educação e promover oportunidades para todos.
Vidas transformadas
Entre as muitas histórias de transformação proporcionadas pelo projeto, destaca-se a de Daniela Carolina Rosales, 44. Formada em secretariado executivo desde 2013, ela encontrou nos aulões do Aprova DF não apenas uma ferramenta preparatória para concursos públicos, mas também uma oportunidade de revisitar e atualizar seus conhecimentos.
“Foi uma experiência muito importante para mim”, relata. “Tenho uma defasagem psíquica, mas me senti acolhida ao voltar a estudar. Consegui lembrar de tudo o que havia aprendido. Isso se deve ao material didático, que é bem-estruturado, e à dedicação dos professores, que torcem pelo nosso sucesso. Sou muito grata.” O presidente da Associação Cresce DF, Eduardo Campos, lembra: “O Aprova DF é um projeto que transforma vidas, combate desigualdades e reacende sonhos”.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, ressalta: “Os aulões do Aprova DF têm mudado vidas ao proporcionar acesso gratuito a uma preparação de qualidade para concursos públicos. Com professores altamente qualificados e horários acessíveis, conseguimos ampliar o alcance e transformar realidades por meio da educação. Os resultados incluem histórias de superação, aprovações em concursos públicos, transformações de vidas concretas”.

Apoio ao concurseiro
O Aprova DF oferece aulas sempre aos sábados e domingos, das 8h às 17h, no Edifício Oscar Alvarenga, na Quadra 3 do Setor Comercial Sul, com quatro matérias por dia. Além do conteúdo educacional, o projeto fornece aos participantes kits lanche, apostilas impressas e materiais escolares básicos, como canetas, lápis e cadernos.
Entre as disciplinas, estão Língua Portuguesa, Matemática, Redação, Raciocínio Lógico e Atualidades, além de conteúdos específicos, como Direito Administrativo e Direito Constitucional.
Por Agência Brasília, com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania | Edição: Chico Neto