Cultura Esporte Eventos Festas Shows Teatro

Atividades infantis, shows gratuitos e competições esportivas animam final de semana no DF

Ações voltadas ao público infantil ocorrem no Planetário e no Zoológico de Brasília, em São Sebastião, Sobradinho II, Asa Norte e no Jardim Botânico

 

Lazer e diversão garantidos para os pequenos brasilienses neste final de semana. O Dia das Crianças, celebrado neste sábado (12), será comemorado com atividades lúdicas e gratuitas em diversos eventos espalhados pelo Quadradinho. Além disso, outras atrações animam a agenda cultural, apoiadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) por meio das secretarias de Esporte e Lazer (SEL-DF), Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) e Turismo (Setur-DF).

Para a criançada

No sábado, a partir das 9h, o Planetário de Brasília oferecerá oficinas pedagógicas sobre o universo e seus astros para a garotada, como o projeto Astronomia sobre Rodas, uma experiência imersiva pelas galáxias, planetas e estrelas. A programação inclui, ainda, exposição de equipamentos antigos, atividades para colorir, demonstração com impressoras 3D, brinquedos infláveis, pula-pula e pintura de rosto, além de coleta de lixo eletrônico.

Já no Zoológico de Brasília, a diversão começa às 8h30 e segue até as 17h deste sábado. Os pequenos poderão aprender sobre educação ambiental e aproveitar apresentações teatrais, brinquedos infláveis, pintura de rosto e visita guiada. A bilheteria do espaço fecha às 16h. Os ingressos custam R$ 10, a inteira, e R$ 5, a meia.

O estacionamento da Feira Permanente de Sobradinho II será palco de lazer e diversão neste final de semana. O Bangolê Festivalzinho estará no local nesta sexta, a partir das 14h, e no sábado, das 10h às 17h, com atrações circenses e recreativas, como pintura de rosto e brinquedos infláveis.

O Bangolê Festivalzinho estará na Feira Permanente de Sobradinho II com atrações circenses e recreativas, como pintura de rosto e brinquedos infláveis | Foto: Divulgação

A Feira Literária da Biblioteca Comunitária do Bosque, em São Sebastião, também foi pensada para a meninada. No sábado, o evento será das 15h às 18h e no domingo, das 9h às 12h30. Haverá atividades que incentivam a imaginação e criatividade, assim como lançamentos de livros, contação de histórias, apresentações de teatro e música, pintura de rosto e brinquedos infláveis. O espaço fica no Residencial do Bosque, na Quadra 18 da Avenida 2.

Fortalecer o vínculo da primeira infância com as culturas populares é o principal objetivo do Festival Casa de Fita, criado pelo grupo cultural Fuá do Seu Estrelo. A programação gratuita ocorre entre sexta e domingo, no Jardim Botânico de Brasília e no Centro Tradicional de Invenção Cultural, na 813 Sul. Já o Paranoá e São Sebastião recebem o festival nos dias 17 e 18 deste mês. Mais informações podem ser conferidas no Instagram do evento.

O Festival Casa de Fita visa fortalecer o vínculo da primeira infância com as culturas populares; a atração estará no Jardim Botânico de Brasília e no Centro Tradicional de Invenção Cultural | Foto: Webert da Cruz

Passeio educativo

Que tal incluir uma visita guiada aos espaços culturais da Praça dos Três Poderes na agenda deste final de semana?  O projeto Percaminho – Cidade Visitada leva os cidadãos em um passeio pelos principais símbolos e monumentos da democracia e história brasileira, com informações e curiosidades que vão além do discurso oficial. A atividade é gratuita e ocorre de terça a sexta, às 9h e às 17h30, e sábado e domingo, às 10h e às 17h, até o dia 22 deste mês. Não é preciso agendamento. Mais informações no Instagram.

O projeto Percaminho – Cidade Visitada oferece passeios guiados aos espaços culturais da Praça dos Três Poderes | Foto: Divulgação

Esporte

Já imaginou mergulhar de uma altura de um prédio de oito andares? A Copa do Mundo e o Mundial Júnior de High Diving mostram que essa façanha é possível. O evento internacional inédito no Brasil será realizado na Ponte JK, a partir desta sexta-feira. Mais de 80 atletas de 19 países participarão das competições, que ocorrem de manhã e à tarde, tendo o o Lago Paranoá como cenário. A delegação brasileira conta com sete competidores, dos quais três são brasilienses.

Nas competições adultas, os atletas saltam de 27 metros na prova masculina e de 20 metros na feminina. Já no Mundial Júnior, os saltos são de 15 metros para jovens de 17 a 19 anos e 12 metros para competidores de até 16 anos. Haverá ainda atividades para crianças, praça de alimentação e shows do grupo Di Propósito, no sábado, e do DJ Bhaskar, no domingo. A entrada é gratuita, mediante doação de 1 kg de alimento não perecível. A programação foi divulgada pela Agência Brasília.

A Copa do Mundo e o Mundial Júnior de High Diving, eventos inéditos no Brasil, serão realizados na Ponte JK a partir, desta sexta-feira | Foto: Istvan Derencsenyi/World Aquatics

A maior competição de capoeira em alta performance do mundo ocorre em Brasília até terça-feira (15). O evento VMB8 100K chega ao Arena Hall com uma série de competições entre os melhores capoeiristas do Brasil e de outros países, além de palestras sobre saúde e esporte. A entrada é gratuita mediante retirada dos ingressos no Sympla.

Cinema

A Mostra de Cinema 100 anos de Fernando Sabino oferece aos telespectadores um mergulho na vida e na contribuição do escritor mineiro para a cultura brasileira até a próxima quarta-feira (16). A programação gratuita inclui exibição de documentários dirigidos por Sabino, além de longas e curtas-metragens inspirados em suas obras e atividades educativas sobre as crônicas escritas por ele.

A Mostra de Cinema 100 anos de Fernando Sabino vai oferecer um mergulho na vida do escritor mineiro, com exibição de documentários, longas e curtas-metragens inspirados em suas obras | Foto: Acervo Pessoal/Mostra Fernando Sabino

As atividades serão realizadas no Cine Brasília e no Sesc Taguatinga Norte, até quarta-feira (16), e no Sesc Ceilândia, até domingo. Os bate-papos antes de cada filme serão conduzidos por artistas, cineastas e educadores locais, como o rapper GOG, a escritora Dinorá Couto Cançado, o ator Similião Aurélio, a cineasta Cibele Amaral, a drag queen La Rubia e a produtora cultural Bia Cruz. Os horários podem ser verificados neste site.

Cultura brasileira

Neste domingo, a partir das 15h, o grupo Pitoco de Bambu realiza a primeira edição do show O Canto do Caburé, um Festejo de Pife, na Casa do Cantador, em Ceilândia. Também chamado de pífano, o pife é uma flauta tradicional do Nordeste do Brasil, feita geralmente de bambu ou madeira. Para abrir a festa, será realizada a roda de prosa Do Sertão à Cidade: o Pife como Identidade Musical Brasiliense. Às 17h, o Bloco de Pife Pitoco de Bambu aquece a programação musical com um cortejo de danças e brincadeiras tradicionais. A noite segue com apresentação do Mestre Zé do Pife e shows da banda Pitoco de Bambu e do grupo Ventoinha de Canudo.

O grupo Ventoinha de Canudo é uma das atrações do O Canto do Caburé, um Festejo de Pife, na Casa do Cantador, em Ceilândia | Foto: Davi Mello

Shows gratuitos

O aniversário de 35 anos de Samambaia será comemorado em grande estilo até domingo, no estacionamento do Estádio Rorizão. O evento terá praça de alimentação, feira de artesanatos, atrações infantis, além de show do cantor gospel Fernandinho e de artistas locais, como a cantora Lilian Durante e a banda Entre Quadras e Rock Beats. A entrada é gratuita com retirada dos ingressos no site Sympla.

Os 64 anos de história do Gama também serão celebrados neste final de semana, com shows dos cantores Grelo, Léo Magalhães e da dupla Diego & Victor Hugo. As apresentações ocorrem no estacionamento do Estádio Bezerrão, até domingo, a partir das 20h.

Rap

Neste sábado, das 9h às 13h, haverá a segunda fase de seletivas do Brasil Super Battle, encontro de hip-hoppers que movimenta a Praça dos Direitos, em Ceilândia. Os selecionados vão disputar prêmios em dinheiro e troféus no domingo, das 10h às 20h. O público poderá apreciar as batalhas de rima e breaking, assim como a mostra de graffiti e shows da dupla Rivas e Ravel e do rapper Rapadura Xique-Chico.

 

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Carolina Caraballo