Economia Tecnologia

Banco de Brasília lança pagamento de alvarás eletrônicos no 2° Grau com transferência via Pix

Essa mudança simplifica significativamente o processo, permitindo que advogados e outros beneficiários economizem tempo e recursos

 

O Banco de Brasília (BRB) acaba de lançar mais uma inovação no sistema BRBJus: o pagamento de alvarás judiciais eletrônicos por meio do Pix em processos que estão no 2º grau de recurso no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA). Com a novidade, os processos de transferência de valores se tornam ainda mais ágeis e eficientes, eliminando a necessidade de deslocamento dos beneficiários até uma agência bancária.

“Essa iniciativa reforça o compromisso do BRB em oferecer soluções tecnológicas de ponta, contribuindo para a transformação digital no setor judiciário. A novidade traz como valor agregado o acesso à Justiça, permitindo que os jurisdicionados recebam os valores que lhes são devidos com mais facilidade e rapidez “, afirma Paulo Henrique Costa, presidente do BRB.

Com a inovação, os pagamentos no 2º Grau passam a ser feitos por Pix. Após a assinatura do alvará por um desembargador, o valor é creditado automaticamente na conta do beneficiário. Anteriormente, esses pagamentos eram feitos por alvarás físicos, exigindo que advogados imprimissem o documento e o apresentassem em uma agência bancária para o saque.

Essa mudança simplifica significativamente o processo, permitindo que advogados e outros beneficiários economizem tempo e recursos. Agora, tanto no 1º quanto no 2º Graus, os pagamentos são realizados de forma eletrônica e instantânea, eliminando a burocracia e aumentando a eficiência.

O sistema BRBJus, desenvolvido pelo BRB, foi pioneiro no Pix Judicial e já opera plenamente no 1º Grau do TJBA desde 2021, oferecendo soluções modernas para a gestão de depósitos judiciais, ao oferecer o pagamento instantâneo de alvarás e ordens judiciais.

Agora, o avanço para o 2º Grau representa mais um marco de soluções ao Poder Judiciário baiano, juntamente com as inovações disponibilizadas desde o ano passado, como a opção de depósito judicial com pagamento via QrCode, além do pagamento de alvarás de precatórios de forma eletrônica.

A funcionalidade será implantada em breve para o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), novo contrato do BRB que iniciará a operação ainda em dezembro. A expectativa é que a funcionalidade traga os mesmos benefícios de agilidade e modernização aos alagoanos.

 

Por Agência Brasília, com informações do BRB | Edição: Ígor Silveira