Tecnologia

Biotic é palco de workshop sobre inovação com gigantes da tecnologia

Evento com apoio da Secti-DF contou com a participação de representantes da NVIDIA Enterprise Latin America e da Widelabs, que apresentou o programa Amazônia IA

 

O Biotic – Parque Tecnológico de Brasília foi palco, nesta quarta-feira (31), do evento “Nova Revolução Industrial – IA Generativa”, realizado pela LTA-RH Informática a convite da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF). O workshop contou com a participação de Márcio Águiar, diretor de vendas da NVIDIA Enterprise Latin America, e Nelson Leoni, CEO da Widelabs, que apresentou o programa Amazônia IA.

O evento reuniu profissionais e entusiastas da área tecnológica, incluindo figuras importantes do governo como o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Leonardo Resiman, o secretário executivo da Secti-DF, Alexandre Villain, o presidente da FAP-DF, Marco Antônio Costa Júnior, além de Renata Nandes, Coordenadora de Relações Institucionais e Comunicação do Biotic, e representantes da área tecnológica do IgesDF, entre outros.

Márcio Águiar destacou as novas aplicações das GPUs da NVIDIA em diversos setores, como jogos e inteligência artificial. Ele enfatizou a importância da colaboração entre empresas de tecnologia e instituições locais para fortalecer o ecossistema de inovação no Distrito Federal | Fotos: Divulgação/Biotic

Márcio Águiar destacou as novas aplicações das GPUs da NVIDIA em diversos setores, como jogos e inteligência artificial. Ele enfatizou a importância da colaboração entre empresas de tecnologia e instituições locais para fortalecer o ecossistema de inovação no Distrito Federal. Aguiar também mencionou a vasta lista de clientes da NVIDIA, incluindo gigantes como Google, Amazon, Microsoft e Adobe, evidenciando a relevância global da empresa. “Estar no Biotic é uma enorme oportunidade para desenvolver o ecossistema aqui em Brasília e espero voltar mais vezes e trazer mais novidades para vocês.”

Nelson Leoni, CEO da Widelabs, apresentou o programa Amazônia IA, um dos projetos do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial entregue ao presidente Lula na manhã de terça-feira, durante a abertura da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Além disso, o executivo abordou os avanços da NVIDIA em veículos autônomos, destacando o desenvolvimento de sistemas que permitem navegação e tomada de decisões de maneira autônoma. A robótica também foi um tema importante do workshop. Foi explicado como o NVIDIA Omniverse está revolucionando a automação inteligente, desde a fabricação até a entrega de última milha. A plataforma Isaac no Omniverse acelera e aprimora robôs, desde o desenvolvimento até a simulação e implantação.

Um dos pontos altos do workshop foi a apresentação do NVIDIA Omniverse, uma plataforma de colaboração que integra diferentes softwares, como Autodesk e Maya, em um ambiente virtual interativo. Márcio Aguiar explicou que “o Omniverse não é apenas um software, é uma plataforma de colaboração. Especialistas em diversos softwares podem trabalhar juntos em um ambiente virtual recriado e interativo.”

Nelson Leoni, CEO da Widelabs, apresentou o programa Amazônia IA, um dos projetos do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na manhã de terça-feira, durante a abertura da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O Amazônia IA é desenvolvido por pesquisadores brasileiros e treinado com uma base de dados que incorpora a cultura, riqueza natural e criatividade do Brasil, sendo nativo em português. A solução pode ser usada para consulta e criação de conteúdos, oferecendo uma interface semelhante ao ChatGPT. “A Widelabs acaba de lançar o primeiro e mais robusto grande modelo de linguagem aqui no Brasil, chamado Amazônia IA,” disse Nelson Leoni. “Estou muito feliz de estar compartilhando a nossa experiência e falando um pouco do Amazônia aqui com todos os colegas do Biotic no DF. É muito bom conversar sobre inovação brasileira; é a ciência brasileira na veia.”

A Widelabs garantiu que o Amazônia IA segue as melhores práticas regulatórias de proteção de dados e utiliza a infraestrutura da Oracle para assegurar segurança e escalabilidade. O lançamento do Amazônia IA ocorreu durante a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, onde também foi apresentado o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA).

O secretário Leonardo Resiman destacou a importância do evento e os próximos passos para a IA no Distrito Federal: “Esse movimento está vinculado ao crescimento da IA. Temos discutido aqui no Distrito Federal a criação de um centro de inteligência artificial para abordar as soluções das secretarias. Estamos nesse momento de reflexão sobre a governança, questionando ‘O que a IA de fato pode fazer?’ e avaliando a necessidade de infraestrutura, software e pesquisa.”

A Secti-DF e o Biotic têm promovido eventos que fortalecem a comunidade tecnológica local e desenvolvem competências em áreas estratégicas. O workshop foi mais um passo significativo nesse esforço, proporcionando um ambiente de aprendizado e troca de experiências. “O Biotic – Parque Tecnológico de Brasília está comprometido em promover o conhecimento e a inovação. A presença da NVIDIA aqui reflete nosso compromisso com as tecnologias emergentes,” afirmou Gustavo Dias, presidente do Biotic.

 

Por Agência Brasília, com informações da Biotic | Edição: Saulo Moreno