Programação vai abordar autonomia e pensamento crítico, com inscrição gratuita até o dia 20 de maio
O Instituto Palavra Aberta irá realizar o “Encontro Internacional de Educação Midiática”, edição 2025. A entidade escolheu Brasília para sediar o evento, nos dias 22 e 23 de maio. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 20 de maio.
“As tecnologias digitais permeiam quase todas as nossas interações com o mundo, oferecendo oportunidades, mas também enormes riscos e desafios. Para enfrentá-los, é imprescindível que a educação midiática alcance pessoas de todas as faixas etárias e classes sociais, nos mais diversos espaços”, explica a presidente executiva do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco.
Com o tema Autonomia e Pensamento Crítico para Toda a Sociedade, o evento será gratuito e presencial, com vagas limitadas. A programação vai reunir especialistas, pesquisadores, jornalistas, sociedade civil e atores do poder público para debater políticas públicas e estratégias para que toda a população brasileira, das crianças aos cidadãos 60+, consigam participar ativa e responsavelmente do mundo conectado. Haverá transmissão ao vivo, gratuita, pelas Redes Sociais.
O Instituto Palavra Aberta é precursor, no Brasil, dos debates sobre o tema educação midiática, combate a Fake News e a causas como Direito ao Esquecimento e à pós-verdade. Haverá transmissão da programação pelas plataformas digitais, para quem se inscrever previamente.
Convidados nacionais e internacionais
Entre os convidados e as convidadas internacionais, estão Merve Lapus, vice-presidente do Common Sense Education (EUA); Safa Ghnaim, diretora da Tactical Tech (Alemanha); Brittani Kollar e Sean Marcus, respectivamente vice-diretora e designer de aprendizagem interativa do MediaWise, projeto de educação midiática do Poynter Institute (EUA). Haverá tradução simultânea.
Já entre os palestrantes nacionais, pesquisadores, especialistas e representantes do poder público já confirmaram presença. Entre eles, João Brant, Secretário de Políticas Digitais da SECOM/Presidência da República; Roni Miranda, Secretário Estadual de Educação do Paraná e representante do Consed; Pilar Lacerda, Secretária Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes, e Ana Dal Fabbro, Coordenadora-Geral de Tecnologia e Inovação do MEC, Professor Noslen, EduTuber com mais de 5 milhões de seguidores, entre outros.
O Encontro Internacional de Educação Midiática é uma realização do Instituto Palavra Aberta, com patrocínio do Google Brasil e do YouTube Brasil. O apoio é da Casa Thomas Jefferson, Fundação Roberto Marinho, Jeduca, Engenho de Comunicação, ANER, ANJ, ABERT e ABAP e cooperação da UNESCO.
As inscrições vão até 20 de maio. Para se inscrever e consultar a programação completa, acesse o site do evento.
Relização: Instituto Palavra Aberta – Telefone: (11) 3034-5295, www.palavraaberta.org.br.
Informações para a imprensa
Engenho Comunicação
- Telefone: (61) 3242-1095;
- Kátia Cubel: (61) 99187-9581;
- Leiliane Gonçalves: (61) 99250-2385;
- Bia Albuquerque: (61) 99338-9996.
Por Engenho Comunicação