Serão atendidos mil animais com cirurgias de esterilização, entre cães e gatos, e oferecidos cursos gratuitos na área pet
O programa Castra-DF realizará uma nova edição no Pôr do Sol, com oferta de castração gratuita para cães e gatos e cursos presenciais de capacitação profissional no setor pet. A ação é promovida pela Secretaria Extraordinária de Proteção Animal (Sepan-DF), com inscrições presenciais neste sábado (10), das 7h45 às 14h, no ginásio do Centro de Ensino Fundamental 32.

Ao todo, serão mil animais esterilizados: 300 cadelas, 300 cães, 200 gatas e 200 gatos. Desse total, 30% das vagas serão destinadas a públicos prioritários, como tutores idosos, gestantes e pessoas com deficiência. As cirurgias serão realizadas em unidade móvel instalada ao lado da escola, entre 14 de maio e 10 de junho.
Além de contribuir para o controle populacional de animais, a castração previne doenças, reduz o abandono e diminui os custos com tratamentos veterinários. A iniciativa está alinhada a legislações distritais e federais que consideram a esterilização uma medida de saúde pública e bem-estar animal.
A secretária extraordinária de Proteção Animal, Edilene Cerqueira, destaca que o programa também amplia o acesso a serviços veterinários básicos. “Nosso objetivo vai além da castração. Queremos promover informação, saúde e oportunidades para comunidades com acesso limitado a esses serviços. É uma política pública preventiva e inclusiva”, afirma.
Capacitação
Durante o período da campanha, também serão ofertados cursos gratuitos para formação no mercado pet. A programação inclui:
- Banho e tosa – De 19 a 23 de maio, das 8h às 12h;
- Adestramento – De 19 a 23 de maio, das 14h às 18h;
- Auxiliar veterinário – De 26 a 30 de maio, das 8h às 12h.
As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do Castra-DF. Dúvidas e outras informações podem ser esclarecidas pelo telefone (61) 99690-8184 ou pelo e-mail castranovelsegundaedicao@gmail.com.
Cadastro Castra-DF
- Local: Ginásio do CEF 32, Pôr do Sol;
- Data: Sábado (10), das 7h45 às 14h;
- Realização: Instituto Omni;
- Fomento: Secretaria Extraordinária de Proteção Animal.
Por Agência Brasília, com informações da Secretaria Extraordinária de Proteção Animal | Edição: Carolina Caraballo