Cidadania

Centros de referĂȘncia da mulher brasileira abrem as portas Ă  comunidade no DF

Unidades promovem encontros para apresentar serviços, fortalecer parcerias locais e ampliar acesso à rede de proteção

 

Os centros de referĂȘncia da mulher brasileira (CRMBs), equipamentos da rede de proteção da Secretaria da Mulher (SMDF), realizam encontros com a comunidade para apresentar os serviços oferecidos e ampliar o acesso Ă  rede de acolhimento, orientação e proteção. O primeiro deles serĂĄ nesta segunda-feira (27), na unidade de Sobradinho. No dia 28, serĂĄ a vez do CRMB do Recanto das Emas, seguido por SĂŁo SebastiĂŁo (29) e Sol Nascente/PĂŽr do Sol (30). Todos os encontros tĂȘm inĂ­cio Ă s 9h.

A ação, organizada pela SMDF em parceria com a Ação Social Renascer, entidade responsåvel pela execução dos serviços nas unidades, apresenta o funcionamento dos cursos, os atendimentos voltados à proteção e à promoção das mulheres e a atuação integrada de profissionais como assistentes sociais, enfermeiras, advogadas, psicólogas, educadoras e monitoras.

Os centros de referĂȘncia da mulher brasileira (CRMBs) vĂŁo promover encontros com a comunidade para apresentar os serviços oferecidos e ampliar o acesso Ă  rede de acolhimento, orientação e proteção | Fotos: Arquivo/SMDF
Os centros de referĂȘncia da mulher brasileira (CRMBs) vĂŁo promover encontros com a comunidade para apresentar os serviços oferecidos e ampliar o acesso Ă  rede de acolhimento, orientação e proteção | Fotos: Arquivo/SMDF

“Abrir as portas dos centros para a comunidade Ă© uma forma de aproximar os serviços de toda a população e fortalecer a rede de apoio nos territĂłrios. Quando as lideranças locais conhecem de perto o funcionamento dos equipamentos, ampliamos as parcerias e garantimos que mais mulheres saibam onde buscar acolhimento, orientação e oportunidades”, afirma a secretĂĄria da Mulher, Giselle Ferreira.

Os encontros tambĂ©m tĂȘm como foco o diĂĄlogo com lideranças regionais, com vistas ao fortalecimento de parcerias institucionais voltadas para a prevenção e para o enfrentamento da violĂȘncia domĂ©stica. MĂŁes com filhos a partir de 3 anos podem deixĂĄ-los na brinquedoteca das unidades, sob supervisĂŁo de monitoras.

Os CRMBs oferecem atendimentos gratuitos com acolhimento, orientação e acompanhamento psicossocial, jurĂ­dico, assistĂȘncia social e enfermagem. Os serviços incluem escuta especializada e encaminhamentos para a rede de proteção. O atendimento ocorre sem necessidade de agendamento prĂ©vio, mediante apresentação de documento de identificação com foto.

Atualmente, as unidades estão com inscriçÔes abertas para o terceiro ciclo de cursos gratuitos de capacitação profissional. São 400 vagas distribuídas entre Recanto das Emas, São Sebastião, Sol Nascente/PÎr do Sol e Sobradinho II, com 25 vagas por turma.

Os CRMBs oferecem atendimentos gratuitos com acolhimento, orientação e acompanhamento psicossocial, jurĂ­dico, assistĂȘncia social e enfermagem
Os CRMBs oferecem atendimentos gratuitos com acolhimento, orientação e acompanhamento psicossocial, jurĂ­dico, assistĂȘncia social e enfermagem

As aulas começam em 6 de maio, com formaçÔes em empreendedorismo, marketing digital, design de sobrancelhas, tranças e penteados afro, nos turnos matutino e vespertino, com cargas horårias entre 20 e 28 horas. As inscriçÔes são gratuitas e podem ser feitas até 30 de abril, por meio dos formulårios disponíveis na rede social dos centros ou presencialmente nas unidades.

Endereços das unidades

· Recanto das Emas —  Av. Buritis, Quadra 203, Lote 14
· Sol Nascente / PĂŽr do Sol — Trecho 2, Quadra 100, Conjunto A, Lote SC1
· SĂŁo SebastiĂŁo — Área Especial 11, Centro de MĂșltiplas Atividades
· Sobradinho II — AE 6 Coer, Quadra 1, Setor Oeste

 

Por AgĂȘncia BrasĂ­lia, com informaçÔes da Secretaria da Mulher (SMDF) | Edição: Carolina Caraballo