Aulas já recomeçaram, e resultado das vagas para a comunidade sairá na quarta (19)
Nesta segunda-feira (17), começaram as aulas dos 17 centros interescolares de lĂnguas (CILs), que oferecem aos estudantes da rede pĂşblica de ensino e Ă comunidade do Distrito Federal a oportunidade de aprender cinco idiomas: inglĂŞs, espanhol, francĂŞs, japonĂŞs e alemĂŁo, de acordo com a unidade escolar escolhida.
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Conhecidos pela excelĂŞncia, os CILs foram criados visando a contribuir para a formação integral dos alunos, já que com as aulas eles se tornam aptos a falar e escrever em lĂngua estrangeira com eficiĂŞncia, garantindo, assim, competĂŞncias necessárias para o ingresso ao mercado de trabalho com uma qualificação diferenciada.
O CIL 1 de BrasĂlia, que funciona no Centro de Ensino MĂ©dio (CEM) Elefante Branco, na 907/908 Sul, foi inaugurado em 1975, e oferece inglĂŞs, espanhol e francĂŞs, alĂ©m de alemĂŁo, em projeto voltado exclusivamente para os alunos da Secretaria de Educação (SEEDF). Lecionando há 11 anos na instituição, Mayana de Lourdes Silva conta que optou por trabalhar em uma escola pĂşblica de idiomas por acreditar que Ă© uma forma de democratizar o acesso ao ensino de lĂnguas.
“Desde pessoas de 11 anos até a faixa etária da terceira idade, o CIL traz várias oportunidades, inclusive em atividades de extensão”, aponta. “Temos alunos que fizeram intercâmbio na Alemanha, e, no semestre passado, tivemos uma parceria com a Embaixada dos Estados Unidos, então desenvolvemos atividades imersivas culturais que agregam muito para os estudantes.”
Aluna do 9Âş ano, JĂşlia Prado de Medeiros reconhece a importância de escolas pĂşblicas de idiomas: “Facilita muito para famĂlias que nĂŁo tĂŞm condições de pagar um curso de idiomas, porque sĂŁo muito caros, e aqui o ensino Ă© muito bom”.
Ensino de qualidade
A professora Tatiane de Cássia Farias Brito se empenha há 20 anos para levar um ensino de qualidade para os alunos do CIL. Ela defende a criação de centros de lĂnguas em outros estados para possibilitar que mais pessoas aprendam uma lĂngua estrangeira gratuitamente.
“Nesses anos de magistĂ©rio, foram muitas histĂłrias de sucesso”, conta. “Tenho um aluno que trabalha no Tribunal Regional do Trabalho e que usa o idioma, outro que cursa medicina na Argentina, aluno trabalhando em embaixada, vivendo fora do paĂs. SĂŁo muitas as experiĂŞncias, alunos que decidiram ser professores, que cursaram relações internacionais depois de estudar mais de uma lĂngua aqui e alunos que seguiram a carreira de diplomacia.”
Vagas para a comunidade
As vagas para os CILs de 2025 foram ofertadas por meio de chamada pĂşblica divulgada no site oficial da SEEDF, visando a alunos da rede pĂşblica, dos colĂ©gios militares e comunidade. Este ano, o perĂodo de inscrições para uma vaga nos CILs foi Ăşnico para todos os pĂşblicos, mas os sorteios foram organizados em etapas, conforme o grupo de pertencimento do candidato, de modo que nĂŁo houve sobreposição. A prioridade permaneceu para os estudantes da SEEDF.
O resultado da terceira e Ăşltima chamada, destinada Ă comunidade em geral, será divulgado nesta quarta (19), e as matrĂculas poderĂŁo ser feitas na quinta (20) e na sexta (21), na secretaria escolar da unidade em que o candidato foi contemplado.
Por AgĂŞncia BrasĂlia, com informações da Secretaria de Educação