Cidadania

Defensoria Pública do DF recebe o Selo Esperança Garcia por boas práticas antirracistas

Premiação é organizada pelo Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas (CNODP) e ocorreu durante encontro na Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA)

 

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) recebeu o Selo Esperança Garcia nesta quarta-feira (13). A condecoração, concedida pelo Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas (CNODP), está em sua 4ª edição e premia as boas práticas antirracistas nas Defensorias Públicas do Brasil.

Neste ano, a premiação foi classificada em três novas modalidades: atendimento antirracista, inovação em políticas antirracistas e impacto social na comunidade negra – sendo esta última a categoria em que a DPDF foi reconhecida pela promoção do segundo seminário “Defensoria na Luta Antirracista”, ocorrido em novembro do ano passado. A entrega do prêmio ocorreu durante encontro realizado na Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA).

Para o defensor Público-Geral, Celestino Chupel, ser reconhecido com o selo é motivo de grande honra para a instituição. “A Defensoria Pública do DF está amadurecendo em suas políticas institucionais. Antes da realização do nosso primeiro seminário, não tínhamos uma pauta específica sobre a temática. Hoje, já estamos na terceira edição da iniciativa. Isso demonstra um crescimento muito importante”, defendeu.

Selo Esperança Garcia

No ano passado, a DPDF recebeu a categoria ouro do Selo Esperança Garcia. Na ocasião, a condecoração era dividida nas modalidades ouro, prata e bronze. A premiação ocorreu no encerramento da 2ª edição do seminário “Defensoria na Luta Antirracista”, que foi promovido pela DPDF e debateu o racismo e o acesso ao sistema de justiça no âmbito institucional.

 

Por Agência Brasília, com informações da DPDF | Edição: Ígor Silveira