A fala ocorreu na manhã desta quarta-feira (28/2). Segundo o boletim divulgado SES-DF, a capital registrou mais de 100 mil casos da doença, além de 55 mortes confirmadas
O governador Ibaneis Rocha (MDB) destacou que a população do Distrito Federal precisa se conscientizar a respeito do combate à dengue, evitando o descarte irregular de lixo nas ruas e cuidando da própria residência. A fala ocorreu na manhã desta quarta-feira (28/2), durante a inauguração da primeira etapa da nova rodoviária do Gama, no Setor Central. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) nesta segunda-feira (26/2), a capital registrou mais de 100 mil casos da doença, além de 55 mortes confirmadas.
“Nós estamos fazendo todos os esforços para o atendimento à comunidade para reduzir ao máximo o número de mortes. O número é muito elevado e a gente pede a conscientização da população”, disse Ibaneis. “Pedimos para que a população tenha muito cuidado com a colocação de lixo e de entulho nas ruas, porque ali que está o criadouro, e para que tenha cuidado também com suas residências. Tirar 10 minutos por semana para fazer a limpeza da sua residência é algo muito simples e que tem que ser feito pela população para evitar os focos da dengue”, ressaltou.
O chefe do Executivo local enfatizou ainda que as pastas estão trabalhando para a redução dos casos. “Vi hoje campanhas feitas nos canteiros de obras da cidade como um todo. A gente vem trabalhando nesse processo de conscientização, mas principalmente de atendimento à comunidade”, comentou Ibaneis.
Dengue no DF
O último boletim divulgado pela SES-DF registrou 100.558 casos prováveis da doença desde o início de 2024. Somente na última semana, foram mais 19.150 casos. Ainda segundo o documento, ocorreram 55 óbitos por dengue na capital, além de outros 82 que estão em investigação.
Em números absolutos, Ceilândia registrou o maior número de casos prováveis com 17.477, seguido por Taguatinga (5.329), Sol Nascente/Pôr do Sol (5.042), Brazlândia (4.807) e Samambaia (4.268).
Júlia Eleutério/Letícia Mouhamad