Educação Saúde

Docentes da Escs participam do 19º Seminário Nacional de Diretrizes para Educação em Enfermagem

Evento, realizado em Goiânia, discute diretrizes e procedimentos para os profissionais da área de enfermagem

 

Um grupo de docentes do curso de graduação em enfermagem da Escola Superior de Ciência da Saúde (Escs) participa do 19º Seminário Nacional de Diretrizes para Educação em Enfermagem (Senaden). O evento, realizado em Goiânia (GO) desde a última segunda-feira (11), é promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) e aborda como tema principal a Qualidade da formação e da prática em enfermagem: identidade profissional, inovação, diversidade e bem viver. O encontro reúne profissionais da área de educação em enfermagem, estudantes e diversos especialistas, com programação até esta quinta-feira (14).

O tema central do evento deste ano foi definido a partir de uma discussão coletiva, que envolveu enfermeiros, docentes, pesquisadores, técnicos de enfermagem e estudantes, partindo da premissa de que o cuidar, a formação, a pesquisa, a gestão e a formulação de políticas são dimensões indissociáveis da profissão. Durante esses quatro dias, o conteúdo do evento foi tratado por meio de cursos, reuniões temáticas, palestras, mesas-redondas, painéis, exposição de pôsteres, além de apresentação oral de trabalhos científicos e lançamentos de livros e tecnologias.

Na ocasião, também foi apresentada a tenda Paulo Freire, um espaço de cuidados, de culturalidades e de discussões sobre a perspectiva decolonial para a formação em enfermagem, o enfrentamento dos sexismos e racismos, educação emancipadora e promoção do bem-viver e saberes populares em saúde.

A coordenadora da graduação em enfermagem da Escs, Teresa Christine Pereira Morais, destaca que o evento sempre contou com a participação da escola de forma individual, e este ano é “a primeira vez que conseguimos reunir um grupo de docentes que foi representando institucionalmente a Escs e recebendo o apoio da direção e da Fepecs, mantenedora da escola”.

Para ela, o encontro “agrega importantes dimensões da profissão de enfermagem” como, por exemplo, a formação nos diferentes níveis; o processo de enfermagem como eixo estruturante da assistência de enfermagem; as bases teóricas e as interfaces com o gerenciamento dos serviços; a saúde mental, como transversal no processo de formação, de atenção e gestão, e a incorporação de novas tecnologias de inovação para a área.

A gestora destaca que esse tipo de evento “contribui com a nossa formação docente e podemos incluir muitos dos temas discutidos na realidade do curso de enfermagem da Escs, especialmente no que tange às novas diretrizes curriculares nacionais da graduação em enfermagem, dado que nos encontramos em momento de atualização do projeto político pedagógico do curso”.

Eventos paralelos

Além do Senaden, três outros encontros estão sendo realizados de forma concomitante: o Colóquio Brasileiro de Enfermagem em Saúde Mental (Cobesm); o Simpósio Nacional de Diagnósticos de Enfermagem (Sinaden), e o 1° Encontro Nacional de Auxiliares Técnicos de Enfermagem da Aben.

Na oportunidade, também está ocorrendo o Encontro de Escolas e Coordenadores de Cursos de Graduação em Enfermagem, que permite a troca de experiências entre profissionais de todo o país, com discussão de questões relevantes ao contexto atual da graduação em enfermagem, além das novas diretrizes curriculares nacionais para o curso.

 

Por Agência Brasília, com informações da Fepecs | Edição: Vinicius Nader