Realizada pela Secretaria da Mulher do DF, a corrida foi um grande movimento de superação, sororidade e fortalecimento da luta feminina.
O 2º Circuito Brasiliense da Mulher, realizado no domingo (27/04), reuniu cerca de 5.300 participantes, entre mulheres, crianças e o público em geral. Na pauta, a defesa da mulher e o combate à violência doméstica. O evento, que teve largada na Praça do Palácio do Buriti, contou com apoio, por meio de emenda parlamentar, da deputada distrital Doutora Jane, delegada de carreira e defensora das mulheres na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
“Essa é nossa forma de dizer que a mulher deve estar em qualquer espaço que ela quiser, livre de opressão e de perseguição. Esse grande evento se trata de saúde e também de combate à violência doméstica. É momento para reforçar nossa defesa da pauta feminina. Só queremos respeito e esse foi o lema de todas as mais de 5 mil mulheres, e suas família, unidades nesse domingo em uma corrida que foi linda e muito bem organizada”, afirmou Doutora Jane.
Durante toda a manhã, mulheres de todas as idades percorreram os circuitos de 1km, 3km e 6km, rompendo barreiras físicas e sociais, e reafirmando que juntas são ainda mais fortes. O evento também contou com as presenças das famílias, incluindo crianças e homens, demonstrando que o apoio à causa das mulheres é, cada vez mais, um compromisso coletivo.
Atrações
A programação cultural foi um dos pontos altos do evento, com atividades como alongamento e condicionamento físico, aulas animadas de fit dance e zumba, além dos shows da banda Batalá Brasília e da artista local Carla Neves.
Durante a programação, o Instituto Contexto Social (ICONS) promoveu uma exposição de bolsas produzidas por mulheres em situação de vulnerabilidade, reforçando a importância da profissionalização e da autonomia econômica feminina. Já a Fundação Faesa e a Secretaria da Mulher do DF garantiram stands voltados para a saúde e a promoção dos direitos sociais das mulheres.
Doutora Jane participou da abertura e largada da corrida ao lado da secretária da Mulher, Giselle Ferreira; da comandante-geral da Policia Militar do DF, coronel Ana Paula Barros Habka; e das subsecretárias da Mulher Luana Maia e Sandra Faraj.
Para divertir as crianças, o evento contou também com a categoria de corrida kids, momento de descontração e de incentivo ao esporte para as crianças do Distrito Federal.
De acordo com a organização, o evento superou expectativas de público, garantiu segurança, acolhimento e principalmente, reforçou a mensagem de resiliência, empoderamento e sororidade. Como destacou Bárbara Monteiro, do ICONS, “o evento simbolizou a força coletiva das mulheres, promovendo igualdade, inclusão e inspirando futuras gerações a perseguirem seus sonhos sem limites.”
Já está prevista a próxima edição: o 3º Circuito Brasiliense da Mulher deve ocorrer no início de 2026, com data a ser divulgada pelas redes sociais oficiais.
Premiação – Destaques Femininos
Modalidade 6km
- Sandra Aragão – 45 a 49 anos (tempo: 26:38.9);
- Isabela Costa Coutinho – 15 a 19 anos (tempo: 27:21.2);
- Laura Tesser – 20 a 24 anos (tempo: 28:30.8).
Modalidade 3km
- Jhennefer Nascimento – 15 a 19 anos (tempo: 15:24.3);
- Neidiane Sousa Mello – 45 a 49 anos (tempo: 16:07.4);
- Anadege de Farias Silva – 50 a 54 anos (tempo: 16:23.4).
Modalidade 3km PCD
- Geralda Duarte Ferreira – 55 a 59 anos (tempo: 21:04.3);
- Anne Lucas Pinheiro – 40 a 44 anos (tempo: 31:32.6);
- Maria José Pereira de Almeida – 45 a 49 anos (tempo: 35:40.3).
Modalidade 6km PCD
- Isabel Miranda Fernandes Barcelos – 15 a 19 anos (tempo: 39:55.2);
- Luciana de Souza Campos – 45 a 49 anos (tempo: 43:28.5);
- Helen Cristina Pereira de Souza – 55 a 59 anos (tempo: 43:44.8).
Por Antenados, com informações do Instituto Contexto Social