Cidadania

Em dois anos, Carreta do Na Hora atende mais de 34 mil pessoas em 30 regiƵes administrativas do DF

Unidade móvel leva serviços públicos às Ôreas mais distantes e vulnerÔveis do Distrito Federal

 

A Carreta do Na Hora, iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), alcançou a marca de 34.452 atendimentos desde seu lançamento, em fevereiro de 2022, percorrendo mais de 30 regiões administrativas. Com o objetivo de desburocratizar o acesso aos serviços públicos, a unidade móvel atende, especialmente, cidades onde não existem espaços fixos do Na Hora. Com isso, o GDF consegue alcançar comunidades que, muitas vezes, enfrentam desafios para acessar serviços presenciais, tanto por limitações de transporte quanto por indisponibilidade de agendamentos.

Adriana Ferreira participou foi atendida na edição do dia 26: ā€œEssas iniciativas trazem tudo mais perto da gente, facilitando o acesso aos serviƧosā€ | Fotos: Divulgação/Sejus-DF

Com uma estrutura versÔtil, a unidade móvel conta com a presença de órgãos como o BRB, Caesb, Codhab, Detran, INSS, Neoenergia, Procon e Receita Federal, entre outros. A demanda e os atendimentos oferecidos dependem das necessidades da comunidade local em cada evento, garantindo que os serviços tenham maior relevância.

A dona de casa Adriana Ferreira, 50, foi uma das 198 pessoas atendidas na Ćŗltima edição, realizada no dia 26, em SĆ£o SebastiĆ£o. ā€œEssas iniciativas sĆ£o importantes porque trazem tudo mais perto da gente, facilitando o acesso aos serviƧosā€, declarou. ā€œNas outras vezes em que participei, consegui resolver todos meus problemas. Ɖ bom saber que posso contar com esse apoioā€.

JeovĆ” Gabriel: ā€œPara quem trabalha, como eu, resolver uma pendĆŖncia se torna quase inviĆ”vel. A Carreta do Na Hora facilita o acesso, e isso Ć© essencialā€

O programa também atendeu o autÓnomo JeovÔ Gabriel, 45, que aproveitou a presença da unidade móvel do Na Hora perto da sua casa para buscar serviços da Secretaria de Economia (Seec-DF), do Detran e da Caesb.

ā€œEssa iniciativa Ć© muito boa e deveria ser repetida a cada trĆŖs meses aquiā€, disse. ā€œMuitos serviƧos sĆ£o difĆ­ceis de acessar, e, Ć s vezes, vocĆŖ chega lĆ” e precisa agendar. AlĆ©m disso, o horĆ”rio Ć© limitado. Para quem trabalha, como eu, resolver uma pendĆŖncia se torna quase inviĆ”vel. A Carreta do Na Hora facilita o acesso, e isso Ć© essencialā€.

Na avaliação da secretĆ”ria de JustiƧa e Cidadania, Marcela Passamani, a Carreta do Na Hora faz mais do que levar serviƧos essenciais: ā€œPara muitos, Ć© a oportunidade de resolver pendĆŖncias sem precisar de deslocar a grandes distĆ¢ncias – o que faz com que as pessoas se sintam respeitadas e cuidadas pelo governo. A democratização do atendimento Ć© essencial, e ver a população ser atendida de forma Ć”gil e perto de casa Ć© muito gratificanteā€.

Por Agência Brasília, com informações da Sejus-DF | Edição: Chico Neto