Saúde

Equipes do Consultório na Rua superam 10 mil atendimentos em 2024

Ampliação do número de profissionais envolvidos no programa permitiu reforçar o atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social

 

Desde o início do ano, as equipes de Consultório na Rua da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES) já realizaram cerca de 10 mil atendimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade social. O número reflete uma ampliação dos serviços – em 2021, eram três equipes atuando e, agora, são sete, com cerca de 70 profissionais dedicados à assistência. As equipes ficam concentradas nas unidades básicas de saúde (UBSs) localizadas nas asas Sul e Norte, Núcleo Bandeirante, Taguatinga, Ceilândia, Paranoá e Gama, podendo atuar em outras regiões, conforme a necessidade.

A rotina das equipes envolve identificar pessoas em situação de rua e levar informações e serviços da Atenção Primária à Saúde (APS), como acompanhamento de doenças crônicas, troca de curativos, oferta de medicamentos e, se necessário, encaminhamento às UBSs. As equipes multiprofissionais são formadas por assistente social, enfermeiro, médico, psicólogo, cirurgião dentista, técnico em saúde bucal e técnicos de enfermagem.

 

Por Agência Brasília, com informações da Secretaria de Saúde | Edição: Carolina Caraballo