FormulĂĄrio de inscrição serĂĄ disponibilizado no site da Fepecs, nesta segunda-feira (1Âș), para quem quiser se candidatar em processo seletivo sobre benefĂcio, no valor de R$ 570, a quem cursa enfermagem ou medicina
A partir desta semana, estudantes cotistas de enfermagem e medicina da Escola Superior de CiĂȘncias da SaĂșde (Escs), que ingressaram recentemente nos cursos, podem se inscrever para o processo seletivo que oferta o benefĂcio da bolsa permanĂȘncia â uma ajuda financeira para a continuidade dos estudos ao longo de toda a formação. Custeadas pela Fundação de Ensino e Pesquisa em CiĂȘncias da SaĂșde (Fepecs), as 64 bolsas sĂŁo divididas igualmente entre as duas graduaçÔes, no valor de R$ 570 cada uma.
Anualmente, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a Escs divulga 80 vagas para ingresso em cada um de seus cursos, das quais 40% sĂŁo reservadas para estudantes oriundos de escolas pĂșblicas do Distrito Federal ou de outras cidades do paĂs. Esse Ă© o primeiro critĂ©rio para concorrer Ă s vagas como cotista e, posteriormente, Ă bolsa permanĂȘncia.
âAs bolsas ajudam os estudantes a se manterem durante os cursos, pois ambos sĂŁo integrais e diurnosâ, destaca a diretora da Escs, Marta David Rocha. Uma vez cumpridos os requisitos para receber o benefĂcio, o estudante âpermanece com a bolsa atĂ© o fim do curso, sendo renovada anualmente, apĂłs confirmação da necessidade e interesse por parte do discenteâ, explica a gestora.
Requisitos e inscrição
Para concorrer Ă s bolsas, o estudante deve comprovar, alĂ©m da condição de cotista, possuir renda mensal bruta familiar correspondente a dois salĂĄrios mĂnimos; nĂŁo ter diploma de graduação ou estar matriculado em outro curso; e ter documentação de residĂȘncia no DF ou entorno, dentre outras exigĂȘncias.
O formulĂĄrio de inscrição serĂĄ disponibilizado no site da Fepecs, nesta segunda-feira (1Âș), e a admissĂŁo do estudante no programa de bolsa permanĂȘncia estĂĄ condicionada ao cumprimento dos requisitos enumerados no edital, alĂ©m do envio de todos os documentos necessĂĄrios no ato de inscrição.
âAlguns estudantes dependem dessas bolsas para se alimentar, se locomover, ou atĂ© mesmo dar apoio Ă s suas famĂliasâ, afirma Marta Rocha. Segundo a gestora, a bolsa permanĂȘncia pode ser acumulada com outros benefĂcios dentro da escola, como a bolsa para o Programa de Iniciação CientĂfica (PIC) e a bolsa monitoria. âSĂŁo incentivos ao estudo e auxiliam na conclusĂŁo dos cursosâ, garante.
HistĂłrias inspiradoras
Ă comum observar jovens desistirem do sonho de serem mĂ©dicos ou enfermeiros pela situação econĂŽmica da famĂlia. Muitos atĂ© conseguem ingressar no ensino superior, mas ao longo do curso, com os gastos que vĂŁo surgindo, precisam abandonar a graduação. Por isso Ă© tĂŁo importante que instituiçÔes de ensino conheçam a realidade do seu pĂșblico, observem suas necessidades e tenham programas de auxĂlio financeiro que garantam a permanĂȘncia desses estudantes.
Esse Ă© o caso de duas histĂłrias, lembradas por Marta, sobre estudantes da Escs que sĂł concluĂram o curso de medicina por conta da bolsa permanĂȘncia. Um deles morava de favor em um quarto nos fundos de uma igreja no Gama. A outra, uma mulher, era frentista em um posto de gasolina. Hoje, ambos sĂŁo mĂ©dicos e bem-sucedidos na profissĂŁo que lutaram para ter.
Para a diretora, âhistĂłrias como essas, de tanta resiliĂȘncia dos estudantes, nos fazem acreditar que vale a pena continuar batalhando para que eles tenham benefĂcios e incentivos no decorrer dos cursosâ.
A bolsa permanĂȘncia Ă© paga aos estudantes inclusive no perĂodo de recesso, em julho, e o principal requisito para que nĂŁo seja suspensa Ă© manter boas notas e nĂŁo reprovar em nenhuma matĂ©ria.
Cronograma
Inscrição: 1Âș a 7 de abril
Recursos: 30 de abril a 1Âș de maio
Homologação do resultado final: 7 de maio
AgĂȘncia BrasĂlia* | Edição: Igor Silveira