Saúde

Exame favorece diagnósticos para pacientes com doenças renais crônicas

Resultado fornece avaliação mais abrangente da função renal de pacientes

 

Todos os pacientes que realizam exame de creatinina na rede pública de saúde do Distrito Federal recebem junto a estimativa da taxa de filtração glomerular (eTFG) desde o início do mês de julho. O novo laudo é uma forma de estimar a capacidade dos rins de filtrar o sangue.

O exame de creatinina com o resultado da eTFG corresponde a critérios para diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com doenças renais crônicas, diabetes, hipertensão e outras condições relacionadas à saúde renal estabelecidos nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT). A medida também beneficia diretamente os pacientes que devem apresentá-lo para retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo.

Além disso, a referência técnica distrital (RTD) em patologia clínica, Samuel Dias, afirma que esse parâmetro fornece uma avaliação mais abrangente da função renal dos pacientes e garante uma maior precisão na intervenção clínica. “É possível avaliar o estágio da doença renal crônica. Com isso, os profissionais conseguem estabelecer um plano mais adequado ao controle da doença”, explica.

Medida beneficia diretamente pacientes que devem apresentar exame para retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo

A iniciativa foi desenvolvida e implementada pela Gerência de Serviços e Apoio Diagnóstico (GEDIAG) em parceria com a Gerência de Dados (GDAD). O cálculo implementado para o fornecimento da eTFG está baseado na orientação mais recente da Kidney Disease: Improving Global Outcomes (KDIGO), organização global que desenvolve e implementa diretrizes de prática clínica baseadas em evidências em doenças renais.

 

Por Agência Brasília, com informações da Secretaria da Saúde do Distrito Federal (SES-DF) | Edição: Ígor Silveira