Referência em serviço de onco-hematologia, Hospital de Base vai oferecer transplante de medula óssea em breve
Por ser um cĆ¢ncer nas cĆ©lulas sanguĆneas da medula óssea, geralmente de origem desconhecida, em sua maioria nos glóbulos brancos, a leucemia ainda Ć© muito temida por grande parte da sociedade. Segundo o chefe do ServiƧo de Hematologia, Hemoterapia e Transplante de Medula Ćssea do Hospital de Base (HBDF), Luiz Henrique Ramos, a doenƧa afeta crianƧas e adultos no mundo todo.

āAs leucemias podem ser divididas em agudas e crĆ“nicasā, explica. āNo caso das leucemias agudas, tema do Fevereiro Laranja, ocorre uma falha do órgĆ£o responsĆ”vel pela produção das nossas cĆ©lulas, denominado medula óssea, decorrente de um ou mais erros genĆ©ticos. Sendo assim, as vias de sinalização de produção ficam comprometidas, gerando excesso de produção de cĆ©lulas chamadas brancas, parada de maturação e falha de produção de hemĆ”cias e plaquetas.ā
Sinais
De acordo com o mĆ©dico, uma pessoa com leucemia aguda pode apresentar sinais e sintomas de anemia, como fraqueza extrema, palidez, tontura e taquicardia, alĆ©m de sangramentos e infecƧƵes devido Ć imunidade baixa. āMilhares de novos casos sĆ£o diagnosticados todos os anos, e a campanha do Fevereiro Laranja tem o objetivo de aumentar o conhecimento e a informação essencial sobre a doenƧa, detalhando os seus sintomas e sobre como funciona o tratamentoā, pontua.
Ele aponta o ServiƧo de Hematologia, Hemoterapia e Transplante de Medula Ćssea do HBDF como referĆŖncia da Secretaria de SaĆŗde (SES-DF) para o tratamento deste tipo de doenƧa, que tem vĆ”rios subtipos. āO tratamento envolve quimioterapia, alĆ©m do transplante de medula óssea em alguns tipos de casosā, detalha. āMuitas vezes, Ć© necessĆ”rio realizar transfusĆ£o de sangue, uso de antibióticos e medicamentos para controle de efeitos colaterais. O paciente permanece internado uma parte do tempo, alĆ©m de ter retornos ambulatoriais recorrentes, com um tempo mĆnimo de acompanhamento de cinco anosā.
Em outubro de 2024, o Colegiado de Saúde da SES-DF aprovou a ampliação da carteira de serviços do HBDF, que agora poderÔ incluir o transplante de medula óssea em sua estrutura de atendimento, inicialmente na modalidade autóloga (procedimentos que usam material do próprio corpo do paciente).
āA medida representa um avanƧo no atendimento a pacientes com doenƧas hematológicas graves, como cĆ¢nceres do sangue, alĆ©m de outras patologias em que o transplante Ć© indicado para controle ou curaā, reforƧa Luiz Henrique Ramos.
Infusão
O novo Centro de Infusão Verinha, inaugurado em novembro do ano passado, tem um papel fundamental nesse cuidado. Os pacientes recebem os quimioterÔpicos em um ambiente moderno e confortÔvel, acompanhados por profissionais de enfermagem e médicos. O Centro de Infusão Verinha atende uma média diÔria de 45 pacientes da hematologia.
āApenas em dezembro de 2024, tivemos 157 pacientes de primeira consulta com diagnóstico de leucemiaā, relata Larissa Dias, chefe de ServiƧo de Enfermagem do Ambulatório Onco-Hematológico do HBDF. āNo mesmo mĆŖs, tivemos aproximadamente 50 pacientes de leucemia realizando tratamento de quimioterapia no Centro de InfusĆ£o.ā
O Fevereiro Laranja Ć© um momento para levantar a discussĆ£o sobre o tema. āApesar de ser um assunto que muitas vezes Ć© mostrado em novelas e filmes, o estigma da leucemia precisa ser mais bem-esclarecido para a populaçãoā, sinaliza Luiz Henrique. āCada paciente deve ser visto e tratado de forma individual, com o melhor protocolo para seu subtipo de doenƧaā.
Por AgĆŖncia BrasĆlia, com informaƧƵes do IgesDF | Edição: Chico Neto