Grupo Ă© uma das açÔes do programa Movimente DF, que visa facilitar o acesso das mulheres a serviços pĂșblicos voltados Ă criação do prĂłprio negĂłcio; governadora em exercĂcio participou da cerimĂŽnia de instalação
A governadora em exercĂcio Celina LeĂŁo participou, na tarde desta segunda-feira (14), da cerimĂŽnia de instalação do ComitĂȘ de Empreendedorismo Feminino, no PalĂĄcio do Buriti. O comitĂȘ Ă© parte do programa Movimente DF, cujo objetivo Ă© facilitar o acesso das mulheres a serviços pĂșblicos voltados ao empreendedorismo e fomentar a autonomia econĂŽmica de mulheres em situação de vulnerabilidade.
âUma pesquisa que o Sebrae [Serviço Brasileiro de Apoio Ă s Micro e Pequenas Empresas] fez apontou que o DF Ă© um lugar onde as mulheres querem empreender e mais de 80% delas nunca sofreram nenhum tipo de preconceito por serem mulheres e empreenderem. Esse Ă© o dado de uma unidade da Federação que Ă© moderna, que se constrĂłi com base na ideia de que nĂłs nĂŁo queremos somente pensar na mulher como vĂtimas de agressĂŁo e violĂȘncia, mas como uma mola propulsora da economia e do desenvolvimentoâ, apontou a governadora em exercĂcio.

âA questĂŁo do empreendedorismo, de a mulher buscar uma fonte de renda, de trabalho, de emprego, Ă© muito importante, inclusive para diminuir a violĂȘncia. NĂłs entendemos que, quando vocĂȘ investe em todas as ĂĄreas, dando um atendimento integral Ă mulher, vocĂȘ diminui com certeza a violĂȘncia tambĂ©mâ, acrescentou Celina LeĂŁo.
O comitĂȘ Ă© formado por 24 pessoas, entre representantes do Governo do Distrito Federal (GDF), da CĂąmara Legislativa (CLDF), do Instituto de Pesquisa e EstatĂstica do DF (IPEDF), da Federação do ComĂ©rcio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (FecomĂ©rcio-DF) e de ĂłrgĂŁos judiciais. A instalação atende ao que foi estabelecido no decreto de novembro do ano passado que criou o Movimente DF. O grupo serĂĄ responsĂĄvel por identificar e propor açÔes que promovam o empreendedorismo feminino.
âA gente trabalha jĂĄ a rede de proteção ao enfrentamento Ă violĂȘncia e agora temos essa rede para o empreendedorismo feminino, coordenada pela Secretaria da Mulher, mas, como a nossa pauta Ă© transversal, temos diversas secretarias, temos federaçÔes, o Sebrae tambĂ©m vai estar conosco. Na verdade, essas açÔes jĂĄ estĂŁo acontecendo, mas a gente hoje estĂĄ institucionalizando. E quando vocĂȘ institucionaliza uma polĂtica pĂșblica, vocĂȘ dĂĄ segurança a essas mulheresâ, destacou a SecretĂĄria da Mulher, Giselle Ferreira.
âA instalação desse comitĂȘ Ă© fundamental, porque Ă© daqui que vĂŁo surgir realmente as açÔes dentro desses ĂłrgĂŁos do governoâ, emendou a superintendente do Sebrae-DF, Rose Rainha. âNĂłs podemos colaborar de vĂĄrias formas, inclusive fomentando açÔes de empreendedorismo feminino dentro dessas secretarias, com consultorias, com eventos, com pesquisas. NĂłs realmente estamos Ă disposição, porque Ă© uma pauta que a gente acreditaâ, arrematou.
Por Fernando JordĂŁo, da AgĂȘncia BrasĂlia | Edição: Ăgor Silveira