Mais 131 concessƵes foram entregues por meio dos programas Pró-DF II e Desenvolve-DF, que levam seguranƧa jurĆdica a empresĆ”rios e promovem a geração de empregos
O Governo do Distrito Federal (GDF) entregou, nesta quarta-feira (26), 131 escrituras, contratos e atestados de implantação definitiva no âmbito dos programas de Apoio ao Empreendimento Produtivo do DF (Pró-DF) II e de Apoio ao Desenvolvimento do Distrito Federal (Desenvolve-DF). Com essas entregas, realizadas no PalÔcio do Buriti, são mais de mil documentações celebradas por meio dos programas de desenvolvimento econÓmico.
Para o empresĆ”rio AntĆ“nio de Freitas, dono da Rede SaĆŗde, em Ćguas Claras, a entrega da escritura pƵe fim a uma longa espera de 25 anos. Agora ele pode, enfim, contar com a seguranƧa de ter o documento em mĆ£o.

āAguardo a escritura desde 1999, e com esse governo, aĆ sim, a coisa andou. Agora, temos a seguranƧa jurĆdica com a escritura, que Ć© o sonho de todo empresĆ”rio. Vamos poder investir, fazer financiamentos e dar mais emprego. Esse documento confirma que o local realmente Ć© nosso, Ć© da empresa, porque estĆ” escrituradoā, comemora o empresĆ”rio.
A vice-governadora Celina Leão destaca o trabalho realizado por este GDF para regularizar a situação de empresÔrios que aguardavam a documentação hÔ mais de duas décadas.
āNós pegamos uma demanda que estava havia mais de 20 anos sem solução. Fizemos vĆ”rias atualizaƧƵes na legislação, criando seguranƧa jurĆdica, e cobramos como contrapartida dos empresĆ”rios a geração de emprego em nossa cidade ā iniciativas fundamentais para o desenvolvimento econĆ“mico da nossa cidadeā, pontua a vice-governadora.
As empresas contempladas nesta quarta-feira estão instaladas no Gama, Samambaia, Riacho Fundo, Ceilândia, Recanto das Emas, Taguatinga, Santa Maria, GuarÔ, Núcleo Bandeirante, Sudoeste, Candangolândia, São Sebastião, SIA e Sobradinho.

O secretÔrio de Desenvolvimento EconÓmico, Trabalho e Renda, Thales Mendes, explica que cada processo de regularização necessariamente passa pelo compromisso do empresÔrio de gerar emprego.
āO governo dĆ” um incentivo econĆ“mico para que a empresa possa funcionar ou se instalar, em troca de geração de emprego para que possa empregar os nossos jovens, e as pessoas que sĆ£o qualificadas pela secretaria, para que BrasĆlia possa desenvolver cada vez maisā, reforƧa.
Para o diretor de Regularização Social e Desenvolvimento EconĆ“mico da Terracap, Leonardo Mundim, as leis e decretos editados revolucionaram a Ć”rea econĆ“mica. āAs primeiras entregas, em 2020, eram de 30 escrituras e contratos, a cada dois meses, aproximadamente. Hoje, estamos entregando cerca de 100 documentos, no mesmo intervalo de tempoā, ressalta, ao afirmar que a determinação Ć© chegar atĆ© o final deste ano com 1,5 mil documentos entregues.
A legislação foi toda revista na atual gestĆ£o e aperfeiƧoada para solucionar os problemas históricos do Pró-DF. Para isso, foi criado o sistema de concessĆ£o de uso do Desenvolve-DF, pelo qual a empresa ocupa com seguranƧa jurĆdica um imóvel da Terracap, pagando um preƧo pĆŗblico pela concessĆ£o de uso, após prazo de carĆŖncia determinado, e assumindo o compromisso de cumprir meta de geração de empregos no local.
Ao todo, foram realizados oito editais de licitação pública do Desenvolve-DF, somando mais de 500 imóveis ofertados nos certames.
Por Ana Paula Siqueira, da AgĆŖncia BrasĆlia | Edição: Ćgor Silveira