SaĂșde

IgesDF apresenta resultados na CLDF e reafirma o compromisso com a transparĂȘncia

Prestação de contas traz anĂĄlise dos atendimentos e polĂ­ticas pĂșblicas de saĂșde no Distrito Federal

 

Na Ășltima quinta-feira (7), na Sala de ComissĂ”es da CĂąmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o Instituto de GestĂŁo EstratĂ©gica de SaĂșde do Distrito Federal (IgesDF) realizou sua segunda prestação de contas de 2024, apresentando dados do relatĂłrio de gestĂŁo que abrangem o primeiro e o segundo quadrimestres do ano. A audiĂȘncia foi conduzida pela deputada Paula Belmonte, presidente da ComissĂŁo de Fiscalização, Governança, TransparĂȘncia e Controle, que ressaltou o compromisso do instituto com a transparĂȘncia na saĂșde pĂșblica.

Em seguida, convidou para compor a mesa o diretor-presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante Lacerda JĂșnior, e o presidente do Conselho de SaĂșde do Distrito Federal, Domingos de Brito Filho, reforçando o compromisso com a participação ativa de lideranças da saĂșde. Durante o andamento da audiĂȘncia, os deputados Dayse AmarĂ­lio, Gabriel Magno e RobĂ©rio Negreiros tambĂ©m se juntaram Ă  mesa, trazendo ainda mais representatividade e respaldo institucional ao evento.

“A realização desta audiĂȘncia Ă© fruto do que determinam as normas de transparĂȘncia na gestĂŁo de saĂșde”, declarou Paula Belmonte, destacando o trabalho colaborativo com diretor-presidente do IgesDF. “Apesar de sempre podermos avançar em questĂ”es de clareza, Ă© importante reconhecermos os passos significativos que jĂĄ foram dados para garantir que o IgesDF funcione de maneira mais transparente para a sociedade.”

O presidente do IgesDF destacou os desafios complexos na administração da saĂșde, comparando-a Ă  gestĂŁo de grandes sistemas, como aeroportos, dada a dinĂąmica e a imprevisibilidade do setor. “Gerir saĂșde hoje Ă© algo extremamente complexo e dinĂąmico. Estamos lidando com situaçÔes em que, de um momento para outro, um pronto-socorro pode lotar devido a um acidente ou surto. Esse dinamismo torna o trabalho exaustivo, e Ă© por isso que fortalecemos constantemente o trabalho em equipe”, explicou ele, enfatizando que o Ă­ndice de burnout entre profissionais da saĂșde reflete as pressĂ”es do setor. “Apesar das adversidades, estamos empenhados em superar cada obstĂĄculo e implementar melhorias constantes para fortalecer o sistema de saĂșde”.

Entre os nĂșmeros apresentados, Juracy ressaltou os mais de 1,3 milhĂŁo de atendimentos realizados nos primeiros dois quadrimestres de 2024, com aproximadamente 10,5% dos pacientes sendo provenientes de fora do Distrito Federal. “A criação de polĂ­ticas pĂșblicas deve considerar a origem e o perfil dos pacientes atendidos”, afirmou, mencionando ainda as açÔes voltadas para ĂĄreas especĂ­ficas, como psiquiatria e cardiologia, que se baseiam na anĂĄlise de dados detalhados dos atendimentos.

Por AgĂȘncia BrasĂ­lia, com informaçÔes do IgesDF | Edição: Ígor Silveira