Cidadania Economia

Iniciativa Mulheres Caliandras capacita e empodera mulheres rurais do DF

A ação, focada na promoção da igualdade de gênero e inclusão social, beneficiará 440 mulheres

 

Nesta terça-feira (24), foi publicado no Diário Oficial do DF o termo de fomento 22/2024, que oficializa o início do Projeto Mulheres Caliandras, uma iniciativa que promete transformar a vida de mulheres rurais no Distrito Federal. Em parceria entre a Secretaria da Mulher do DF (SMDF) e a Associação Transforma Vidas, Ações Sociais e Humanitárias, o projeto visa capacitar 440 mulheres das regiões de Samambaia, Brazlândia e Gama. As aulas começam em 25 de janeiro de 2025 e seguirão até 27 de setembro de 2025.

Com duração de nove meses, o curso abordará temas fundamentais para a valorização das mulheres no campo, como preconceito e discriminação nas atividades rurais, a capacidade feminina nas relações interpessoais, violência contra as mulheres no campo, o papel da mulher no campo e na cidade, além de tópicos como empregabilidade, empreendedorismo e técnicas sustentáveis de gastronomia.

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, ressaltou que a proposta tem como objetivo promover a igualdade de gênero, o empoderamento feminino e a inclusão social. “O Mulheres Caliandras é mais do que um programa de capacitação, é uma oportunidade de empoderamento e transformação para mulheres que vivem em situações de vulnerabilidade social. Nosso objetivo é oferecer as ferramentas necessárias para que essas mulheres possam se tornar protagonistas da própria história”, destacou.

Além de capacitar, o Mulheres Caliandras garantirá alimentação e transporte para as participantes durante todo o curso, possibilitando maior acesso e inclusão. A Associação Transforma Vidas reforça seu compromisso com a luta contra preconceitos, promovendo um futuro mais justo e igualitário por meio de suas ações.

A importância da iniciativa é ainda mais evidente diante dos dados da Fundação Getúlio Vargas, que apontam um crescimento da presença feminina no agronegócio brasileiro. Atualmente, as mulheres ocupam 34% dos cargos gerenciais nesse setor, o que representa mais de 1 milhão de mulheres comandando mais de 30 milhões de hectares no país. Para que esse protagonismo continue a crescer, é fundamental investir na qualificação e no enfrentamento das barreiras que ainda existem.

As mulheres interessadas podem se inscrever, a partir do dia 28 de dezembro, por meio do site do projeto. Ao dar voz e formação a essas mulheres, o Mulheres Caliandras não apenas as capacita para o mercado de trabalho, mas também as coloca como agentes de transformação em suas comunidades, contribuindo para uma mudança social profunda e duradoura.

 

Por Agência Brasília, com informações da SMDF | Edição: Ígor Silveira