Cultura

Museu da Limpeza Urbana completa 29 anos

No local gerenciado pelo SLU, são mais de 600 peças encontradas no lixo ou de valor estimado que foram doadas para contar histórias desde a década de 1960

 

Fundado em 9 de maio de 1996, o Museu da Limpeza Urbana (MLU) completa 29 anos nesta sexta-feira (9). O acervo do museu do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) possui mais de 600 peças encontradas no lixo e algumas doadas, com objetos que datam desde os anos 1960. São panfletos de época, fotografias antigas, máquinas fotográficas, telefones, brinquedos e aparelhos de televisão que proporcionam uma interessante viagem no tempo.

Idealizado pelo servidor do SLU Cícero de Lacerda e com apoio de outros trabalhadores da limpeza urbana, o MLU funcionou por 25 anos na Usina de Tratamento Mecânico Biológico, em Ceilândia. Em agosto de 2021, foi transferido para o térreo do Venâncio Shopping, no Setor Comercial Sul, visando maior visibilidade e acessibilidade ao público. A mudança resultou em um aumento significativo no número de visitantes, com quase 22 mil pessoas conhecendo o espaço nos últimos quatro anos.

O novo local, com 92 m², oferece um ambiente mais amplo e arejado. Além dos objetos históricos, o Museu apresenta maquetes de equipamentos públicos de limpeza, como o papa-entulho, papa-lixo, papa-reciclável, além do Aterro Sanitário de Brasília e do antigo lixão da Estrutural, permitindo aos visitantes compreenderem a evolução da gestão de resíduos sólidos no DF.

Ao longo dos seus 29 anos, o Museu da Limpeza Urbana consolidou-se como um importante espaço de educação ambiental e cultural, oferecendo aos visitantes uma experiência única sobre o valor da sustentabilidade e a história do descarte de resíduos no Distrito Federal.

Idealizado pelo servidor do SLU Cícero de Lacerda e com apoio de outros trabalhadores da limpeza urbana, o MLU funcionou por 25 anos na Usina de Tratamento Mecânico Biológico, em Ceilândia

Servidora do SLU há mais de 30 anos, Elizete Baltazar é uma das responsáveis por atender o público no MLU. Para ela, a boa receptividade dos visitantes é prova da importância do espaço para a educação ambiental. “O museu dá oportunidade para muitas pessoas conhecerem um pouco mais sobre os resíduos. As pessoas, e especialmente as crianças, ficam impressionadas com as peças antigas”, destacou Elizete.

Serviço

Museu da Limpeza Urbana

  • Local: Venâncio Shopping (térreo) – Setor Comercial Sul Q. 6 – Asa Sul;
  • Horário: Aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h;
  • Grupos com mais de dez pessoas devem agendar visita pelo telefone (61)3213-0189 / 3213-0100 ou pelo e-mail ambiental.slu@gmail.com.

 

Por Agência Brasília, com informações do Serviço de Limpeza Urbana | Edição: Ígor Silveira