Ações, iniciadas em janeiro, sĂŁo executadas pelo SLU e pelas administrações regionais para combater o descarte irregular de resĂduos e eliminar focos de dengue
Desde janeiro de 2025, já foram realizadas quatro edições do MutirĂŁo SLU com as RAs, resultando na coleta de 10.500 toneladas de entulhos e resĂduos descartados irregularmente. A iniciativa, promovida pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) em parceria com as administrações regionais, já passou por 11 cidades do Distrito Federal.

No mutirĂŁo mais recente, ocorrido nos dias 13, 14 e 15 deste mĂŞs em Taguatinga, Planaltina e no Riacho Fundo II, foram recolhidas 2.900 toneladas de resĂduos nos pontos mais crĂticos. A ação contou com o apoio de 48 caminhões, seis pás mecanizadas e 115 trabalhadores, entre motoristas e ajudantes. AlĂ©m disso, foram feitas 300 viagens para transportar os entulhos e materiais inservĂveis atĂ© a Unidade de Recebimento de Entulhos (URE).
“O SLU está empenhado nos mutirões e acredita no apoio da população para a manutenção da limpeza nos locais atendidos pela nossa iniciativa. Essa integração com as administrações regionais Ă© fundamental para atuarmos nos pontos de descarte irregular mais crĂticos de cada regiĂŁo”, destacou o diretor-presidente do SLU, Luiz Felipe Carvalho.
O principal objetivo da ação Ă© eliminar potenciais criadouros do mosquito da dengue, combatendo o descarte irregular de resĂduos. Durante os mutirões, enquanto as equipes de limpeza atuam, mobilizadores ambientais orientam os moradores sobre o descarte correto de resĂduos, os dias e horários da coleta na regiĂŁo e a importância do uso dos papa-lixos e papa-entulhos.
A administradora do Riacho Fundo II, Ana Maria da Silva, também ressaltou a importância da colaboração da população: “Essa ação do SLU não apenas deixará nossa cidade mais limpa e organizada, mas também ajudará a evitar a proliferação do mosquito da dengue”.
O Mutirão SLU com as RAs já percorreu Samambaia, Santa Maria, Gama, Ceilândia, São Sebastião, Sol Nascente/Pôr do Sol, Recanto das Emas e Arapoanga. A próxima ação ocorrerá entre os dias 20 e 22 deste mês (de quinta-feira a sábado), em Sobradinho II e na Estrutural.
Por AgĂŞncia BrasĂlia, com informações do Serviço de Limpeza Urbana | Edição: Carolina Caraballo