Cidadania Festas e Comemorações

Nosso Natal leva 3 mil refeições e caravana do Papai Noel a Santa Maria

Em 2025, Restaurante Comunitário da região passará a oferecer café e jantar, além do almoço; evento contou com a presença de secretários do GDF e administradores regionais

 

Músicas e louvores embalaram o almoço especial de Natal no Restaurante Comunitário de Santa Maria nesta segunda-feira (16). Foram servidas quase 3 mil refeições das 11h às 14h. As famílias que passaram por lá, além de um almoço natalino típico e recheado, aproveitaram serviços de corte de cabelos, aferição de pressão, brinquedos infláveis e, claro, ganharam presentes, doces e até conferiram a chegada do Papai Noel, num carro do Corpo de Bombeiros do DF.

A festa na unidade foi organizada pelas administrações regionais de Santa Maria e Gama; pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev); Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do DF (Inas); Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPEDF); e pelas secretarias de Economia (Seec-DF) e de Ciência e Tecnologia e Inovação (Secti-DF).

Parte do projeto Nosso Natal, realizado há seis anos, a iniciativa foi idealizada pela primeira-dama, Mayara Noronha Rocha, em parceria com a Chefia-Executiva de Políticas Sociais e com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF). “Estamos muito felizes em unirmos forças para realizar essa festa bonita para a comunidade de Santa Maria e região. Os Restaurantes Comunitários são um programa de extrema importância dentro da política do governo de manter a saúde alimentar da nossa população”, destacou o secretário de Economia, Ney Ferraz.

Nesta segunda (16), o restaurante comunitário de Santa Maria, além de bem decorado, caprichou na ceia natalina. O menu foi composto por pernil assado ao molho califórnia, coxa e sobrecoxa ao molho de ervas, farofa natalina e salada tropical. O cardápio teve direito até a bombom de sobremesa e suco de abacaxi com hortelã para acompanhar.

Toda a alimentação servida custou apenas R$ 1 por pessoa. Os pratos foram elaborados sob a supervisão da chef Eva Soares dos Santos. “Dou nota 10. O governo tem que continuar fazendo isso pelo menos uma vez ao ano. Precisamos viver um dia feliz como esse”, declarou Denilson dos Santos, 45 anos, há 7 anos morador de Santa Maria.

A comunidade teve acesso a diferentes serviços e a alimentação de qualidade

O presidente do IPEDF, Manoel Clementino, elogiou a iniciativa do governo. “Trabalhamos de forma integrada no GDF para proporcionar atividades como essa. É o reflexo do governo que trabalha sempre pensando no melhor para o cidadão”, acrescentou.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman, a festa não poderia ser completa sem presentes para as crianças. “Trouxemos mil kits do Planetário de Brasília para as crianças”, anunciou ele, que aproveitou para fazer um convite. “Se você não conhece o Planetário, não deixe de se organizar para uma sessão”, completou

A presidente do Inas, Ana Paula Cardoso, e a diretora do Iprev/DF, Raquel Galvão, também manifestaram alegria por participar do evento. “Momentos como esse nos lembram da importância de estarmos próximos da comunidade, promovendo dignidade, acolhimento e alegria”, afirmou Ana Paula. “É gratificante a gente poder ver as pessoas se confraternizando em família, nesta ceia coletiva”, acrescentou Raquel.

Para o próximo ano

A deputada distrital Jaqueline Silva também fez questão de prestigiar a festa. “Com a graça de Deus, no próximo ano, nosso encontro vai ser ainda melhor. O administrador da cidade, Josiel França, anunciou novidades: “Brevemente vai ser implantado aqui café da manhã, almoço e jantar”.

A administradora do Gama, Joseane Feitosa, lembrou que o restaurante da cidade dela está em obras. “Este ano, não fizemos no Gama porque estamos reformando a unidade. Mas logo, logo mais vamos reabrir o restaurante para oferecer todas as refeições, do café da manhã ao jantar. O governador Ibaneis Rocha está trabalhando para melhorar a vida das nossas comunidades”, ressaltou.

 

Por Agência Brasília, com informações da Seec-DF | Edição: Vinicius Nader