Iniciativa segue orientação da governadora Celina Leão de desburocratizar o atendimento
A Secretaria ExtraordinĂĄria do Consumidor (SDC-DF) lançou um canal direto para recebimento de denĂșncias da população. DisponĂvel neste link, a ferramenta tem como objetivo facilitar, agilizar e desburocratizar o contato entre os consumidores e o Governo do Distrito Federal (GDF).
A iniciativa atende a uma prioridade da governadora Celina LeĂŁo, que tem reforçado a necessidade de aproximar os serviços pĂșblicos da população, reduzir barreiras de acesso e garantir respostas mais rĂĄpidas Ă s demandas do cidadĂŁo. A SDC-DF foi criada com a missĂŁo de desenvolver e implementar polĂticas pĂșblicas voltadas Ă defesa dos direitos dos consumidores do DF.
âDefender o consumidor Ă© proteger a dignidade das pessoasâ
Samuel König, secretårio do Consumidor
Por meio do novo canal, consumidores poderĂŁo relatar situaçÔes como cobranças indevidas, juros abusivos, mĂĄ prestação de serviço, dificuldades de cancelamento, negativa de atendimento, problemas com planos de saĂșde, bancos, telefonia, internet, academias, companhias aĂ©reas, reembolsos e demais conflitos envolvendo relaçÔes de consumo.
Direito do consumidor
âEste canal nasce para facilitar a vida do consumidor, eliminar burocracias e permitir que a secretaria identifique com mais rapidez prĂĄticas abusivas no Distrito Federal. Muitas vezes, o cidadĂŁo nĂŁo denuncia porque acha difĂcil, nĂŁo sabe por onde começar ou nĂŁo acredita que serĂĄ ouvido. NĂłs queremos mudar isso. A denĂșncia do consumidor Ă© o ponto de partida para a ação do Estadoâ, afirma o secretĂĄrio do Consumidor, Samuel König.
O canal tambĂ©m permitirĂĄ que a SDC-DF acompanhe de forma mais estratĂ©gica os principais problemas enfrentados pelos consumidores, identificando empresas, setores e prĂĄticas que estejam gerando maior volume de reclamaçÔes. A partir das informaçÔes recebidas, a secretaria poderĂĄ adotar providĂȘncias administrativas, solicitar esclarecimentos, encaminhar demandas aos ĂłrgĂŁos competentes e propor medidas de fiscalização e orientação.
âDefender o consumidor Ă© proteger a dignidade das pessoasâ, enfatiza o titular da SDC-DF. âQuando uma cobrança indevida, um contrato confuso, um juro abusivo ou uma negativa de atendimento atinge uma famĂlia, isso deixa de ser apenas uma relação comercial e passa a ser um problema social. A Secretaria do Consumidor estĂĄ abrindo mais uma porta para ouvir, agir e cobrar respeito.â
Por AgĂȘncia BrasĂlia, com informaçÔes da Secretaria ExtraordinĂĄria do Consumidor | Edição: Chico Neto
