Economia Meio Ambiente

Período de vazio sanitário para o feijão no Distrito Federal começa em setembro

Medida busca prevenir pragas agrícolas e garantir a qualidade das lavouras; DF é referência nacional na produção

 

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri) iniciou a campanha de preparação para o período do vazio sanitário da cultura do feijão comum (Phaseolus vulgaris). A medida, que vigorará de 20 de setembro a 20 de outubro de 2024, está sendo anunciada com antecedência para que os produtores possam se preparar, já que durante este período não deve haver plantas vivas de feijão no campo.

O vazio sanitário é uma medida preventiva que visa impedir a sobrevivência de pragas agrícolas por meio da eliminação total de plantas vivas de feijão e plantas invasoras na área de plantio, com exceção das áreas de pesquisa científica e de produção de sementes genéticas devidamente autorizadas e monitoradas. O objetivo é prevenir pragas que causam prejuízos significativos à cultura do feijão, como o vírus do mosaico-dourado do feijoeiro (Bean Golden Mosaic Virus), transmitido pela mosca-branca (Bemisia tabaci).

Instituído pela Portaria nº 46, de 16 de maio de 2013, e alterado pela Portaria nº 32, de 28 de maio de 2014, o vazio sanitário tem se mostrado uma ferramenta essencial no combate às pragas. Desde a implementação, a medida tem contribuído para a redução da população da mosca-branca, diminuindo os danos causados pela virose.

 

Por Agência Brasília, com informações da Seagri | Edição: Vinicius Nader