Plataforma Voluntariado em Ação, coordenada pela Secretaria de Justiça e Cidadania, disponibiliza mais de 300 campanhas solidárias no DF
A enfermeira Priscilla Boeing é um rosto conhecido das edições do programa GDF Mais Perto do Cidadão. Desde o início de 2023, ela e seus alunos do Instituto Madre Teresa não medem esforços para comparecer aos eventos. De forma voluntária, eles prestam serviços de testagem rápida de doenças sexualmente transmissíveis e aferição de pressão e glicemia. “Ser voluntário é uma oportunidade de transformação para todos nós. Ao dedicar seu tempo e talento a causas que impactam a comunidade, você se torna um agente de mudança, ajudando a construir um futuro mais justo e solidário”, afirma.
A equipe comandada por Priscilla faz parte do Voluntariado em Ação, programa que até esta quinta-feira (5), data em que é celebrado o Dia Internacional do Voluntariado, contava com mais de 45 mil pessoas cadastradas. A iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF), administrada pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), serve como uma ponte para unir quem quer ajudar e quem precisa de ajuda.
Reformulado em 2020, o projeto ganhou um site que conecta esses dois lados. Os interessados em prestar qualquer tipo de serviço se inscrevem nesta plataforma, indicando a disponibilidade de trabalho e o eixo de atuação de preferência – que pode ser, entre outros, educação, saúde, esporte ou meio ambiente. A Sejus traça um perfil do voluntário e o direciona à ação mais adequada. Em termos de redes sociais, seria como um “match”.
“Esse programa se propõe a atrair cada vez mais pessoas interessadas em fazer parte do time de voluntários do Distrito Federal. É uma forma de beneficiar a população com novas ações sociais de saúde, educação, esporte e lazer, e, ao mesmo tempo, também gerar experiências e capacitação profissional, o que abre portas para o mercado de trabalho”, destaca a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
O portal Voluntariado em Ação disponibiliza mais de 300 campanhas e projetos ativos. Participante de várias dessas ações solidárias da Sejus-DF, o professor e barbeiro Roberto Ramos afirma que levar treinamento e capacitação em cortes de cabelo e barba de forma gratuita à população menos favorecida é mais gratificante do que qualquer outro trabalho remunerado. “É muito gratificante levar um pouco de bem-estar para as pessoas através do serviço voluntário”, afirmou.
Como funciona
O interessado em participar do Voluntariado em Ação precisa se cadastrar no site do programa e informar a disponibilidade de trabalho, os eixos de atuação e o público de interesse das ações que quer participar. Com essas informações, a Sejus traça um perfil do voluntário e cruza as competências com as necessidades a serem atendidas por programas e campanhas do Voluntariado em Ação. Se houver compatibilidade, o candidato recebe a resposta por e-mail.
Por Agência Brasília, com informações da Sejus-DF | Edição: Carolina Caraballo