Conheça o cronograma de floração que vai deixar a cidade mais colorida
Com a chegada da primavera, no último domingo (22), o Distrito Federal se prepara para um espetáculo de cores e aromas marcado pela floração de diversas espécies arbóreas. A estação traz um cronograma que revela a beleza das árvores pela cidade. É importante notar que podem ocorrer variações tanto de antecipação quanto de atraso.
Em setembro, destaca-se o jacarandá-da-bahia, majestosa árvore que pode atingir até 30 metros de altura com pequenas flores roxas, e o pau-brasil, símbolo do nosso país, responsável por flores amarelas e laranja. Vale citar, também, o pequizeiro e sua média de 10 metros, conhecido por seus famosos frutos tão apreciados na culinária. Ainda é época da pitanga de pequeno porte, com frutos doces; da quaresmeira-roxa e suas belas flores, assim como do tarumã, da tipuana e do vinhático, entre outras.
Outubro marca a floração do flamboyant, uma árvore icônica com flores vermelhas e laranja, e segue com o jequitibá-rosa, que pode ultrapassar os 50 metros. A capital também conta com o jequitibá-vermelho, de madeira de cor forte; e a sibipiruna, dona de belas flores amarelas. No mês seguinte, florescem o carvoeiro e o oiti.
Finalmente, em dezembro, quando o verão já começa a dar sinais, ainda dá tempo de apreciar a florada da aroeira-vermelha, do cambuí, da clúsia rosa e da voquísia, completando o espetáculo da primavera no nosso Quadradinho.