Autor do PL, o Deputado Ricardo Vale espera que a nova data incremente os investimentos públicos e privados na cena do rock local
O deputado distrital Ricardo Vale (PT) apresentou o Projeto de Lei nº 526/2023 para incluir o Dia do Rock Brasiliense no calendário oficial de eventos do Distrito Federal. A data ficaria fixada em 27 de março, dia do nascimento de Renato Russo, um dos maiores símbolos do rock da Capital Federal. A data reconhece a contribuição brasiliense para o rock nacional, que é motivo de orgulho e marca identitária da Capital Federal.
O parlamentar também é o autor da Lei nº 567/2015, que declara o Rock Brasiliense como Patrimônio Imaterial do DF. Para ele, essas datas movimentam a cena cultural e provocam o Poder Público para novas políticas de incentivo. “Com essas ações, estamos reconhecendo o potencial da nossa cidade como berço de tantos talentos e preservando a nossa história musical”, explica o parlamentar.
Ricardo Vale conversou com Philippe Seabra, da Plebe Rude, sobre a criação de um museu do rock. O distrital apadrinhou o projeto e prometeu atuar diretamente junto aos órgãos do Executivo para que a proposta saia do papel. “É uma ideia maravilhosa de músicos e produtores preocupados com um acervo incrível que eles já têm. Nossa intenção é que esse museu seja um bem do DF para todo o país”, enfatiza.
O parlamentar
Em seu segundo mandato, foi eleito vice-presidente da Câmara Legislativa. Desde a juventude, milita politicamente por melhorias para a cidade e para os trabalhadores. Filho de um casal cearense que veio trabalhar na construção da Capital Federal, ele é o nono filho de uma família de 12 irmãos.
Formado em desenho técnico e graduado em administração e marketing, ele é casado e pai de três filhos. Ricardo Vale luta por um Distrito Federal mais justo e inclusivo. O gabinete 13 trabalha para que as cidades ofereçam qualidade de vida e dignidade para a população.