SaĆŗde

Reunião de indicadores do HRSM foca nas metas atingidas no primeiro trimestre de 2025

Número de consultas em vÔrias especialidades foi atingido com êxito

 

Nesta quarta-feira (16), todos os gestores do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) participaram da reunião mensal de indicadores de performance. O encontro ocorreu no auditório da unidade hospitalar e analisou os números do primeiro trimestre. O objetivo é avaliar se as metas do contrato de gestão do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) estão sendo cumpridas e o que pode melhorar.

Desta vez, a apresentação dos dados foi realizada pelo analista de TI e assessor técnico da Gerência Geral de Assistência, Geraldo Augusto Silva. Dentre os destaques estão os números de atendimentos realizados no primeiro trimestre de 2025.

A meta de consultas mĆ©dicas de urologia, por exemplo, Ć© de 200 mensais – o primeiro trimestre deste ano alcanƧou o nĆŗmero com ĆŖxito, realizando um total de 1.178 consultas na especialidade.

JĆ” a ortopedia e traumatologia conseguiu alcanƧar uma marca de 11.160 consultas mĆ©dicas no primeiro trimestre de 2025 – a meta mensal Ć© de 1.083. A Ć”rea de ginecologia/obstetrĆ­cia tambĆ©m ultrapassou a meta com folga – foram 7.209 consultas no trimestre, sendo que a meta mensal Ć© de 458 consultas.

Sazonalidade pediƔtrica

Durante o encontro, foi apresentado o artigo AnÔlise do Atendimento PediÔtrico na Emergência do Hospital Regional de Santa Maria: Perfil Epidemiológico, Demandas Assistenciais e Intervenções Estruturantes.

O perĆ­odo de anĆ”lise do estudo foram os trĆŖs primeiros meses de 2025, quando foram registrados 7.617 atendimentos na emergĆŖncia pediĆ”trica do HRSM. A maioria dos casos foi classificada como risco intermediĆ”rio – amarelo (67,2%) e laranja (19,8%) –, evidenciando alta demanda por condiƧƵes de mĆ©dia complexidade.

Durante o encontro, foi analisado o atendimento pediÔtrico na unidade hospitalar nos três primeiros meses de 2025

Considerando o período de sazonalidade pediÔtrica, ao comparar o primeiro trimestre de 2024 com o primeiro trimestre de 2025, observa-se uma variação significativa nos atendimentos de pediatria no HRSM, com destaque para o mês de março de 2025.

ā€œNo primeiro trimestre de 2024, foram registrados 8.307 atendimentos pediĆ”tricos, enquanto no mesmo perĆ­odo de 2025 esse nĆŗmero foi de 7.617, representando uma redução de 8,3% no total de atendimentos trimestraisā€, explicou Geraldo.

No entanto, quando analisado especificamente o mês de março, observa-se um comportamento distinto: em março de 2024, foram realizados 2.887 atendimentos, enquanto em março de 2025 esse número subiu para 3.070 atendimentos, configurando um aumento de 6,3%.

 

Por Agência Brasília, com informações da Instituto de Gestão Estratégica de Saúde | Edição: Carolina Caraballo